Ir para conteúdo

Minha experiência com o Arch Linux!

Guest ichy-wayland

Posts Recomendados

Guest ichy-wayland

Uns meses atrás, eu era um mero usuario de Fedora(Outra distro), usando interface gráfica e sas coisas pra tudo.

Tinha também o Win instalado, pq eu uso muito Photoshop e Audition.

Ai, conheci o Arch Linux. Diziam que era uma distro "HARDCORE", só pros caras que sabiam tudo de Linux.

Eu não sabia, mas experimentei:

Experiências na instalação:

Eu já tinha um guia de  instalação aberto no netbook da casa, mas fiquei meio assustado quando bootei o cd de instalação e encontrei uma linha de comando

Fui seguindo o guia, até que cheguei na parte de instalar o GRUB: O Guia não cobria UEFI, então fui procurar nos fóruns.

Num deles, descobri o procedimento para instalar, e funcionou bem pakas <3

Experiências - Primeiros minutos:
A Primeira coisa que você precisa saber no Arch é que você faz suas escolhas. Você vai ter que escolher seus drivers, e até sua interface gráfica.

As mais conhecidas são: GNOME(padrão no Fedora), KDE, LXDE e XFCE.

Você também tem algumas alternativas, como a Unity(Ubuntu), a Pathernon(ElementaryOS) e os Window Managers, alguns podem até ser usados sem uma interface gráfica padrão.

Eu instalei a i3, um window manager que serve de interface gráfica

rNzPUZL.png

A i3 é baseada em atalhos, que você tem que definir num arquivo de texto.

Também tem o dmenu, que é uma barrinha onde você digita o comando pra executar.

Ela é bem leve, e gasta quase nenhuma RAM sem nenhum programa.

Instalar os drivers foi meio chato, pois NVIDIA ¬¬

Depois, é bem facíl instalar todos os programas, graças ao AUR, o repositório público do Arch Linux, onde você pode tascar todos os seus programas ^^

(o pacman, sistema normal de programas, também tem coisa pra caramba)

Conclusões finais:
Arch Linux é bem leve, e eu geralmente só tenho lag quando abro umas 30 tabas e,e (OKay, eu tenho 6GB de ram e um i5)

Anyway, ele é bem rápido, e só perderia pro Gentoo na minha opnião...

Ele pode ser meio chato para iniciantes, já que você vai ter que fazer dois bilhões de pesquisas na wiki e no fórum pra conseguir fazer algo mais avançado, embora depois

de um tempo tudo fique mais facíl...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest ichy-wayland

Uou vc ainda está vivo!

Muito legal sua experiencia, porém entre o Fedora (que era oq vc usava) e o Arch, qual vc prefere?

Olha, eu prefiro o Arch, pois comparado com o Fedora é bem mais customizável e tem bem mais programas por causa do AUR

Editado por ichy-wayland
Link para o comentário

seguir a opnião do pessoal é sempre uma má ideia, é bem melhor você mesmo testar o sistema e chegar a uma propia conclusão.

o Debian é minha experiência disso, falavam que era ULTRA difícil de 'brincar' com ele, quando fui testar o sistema, é praticamente um ubuntu '-

(estou falando da parte que você falou "Diziam que era uma distro "HARDCORE", e não da sua experiência com a distro.)

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...