Ir para conteúdo

{TUTORIAL} Criação de site. Aula 01.

Guest MrShewdor

Posts Recomendados

Tutorial - Criação de site. Aula 01.

Programador: Zuck

Início: Vamos começar com o básico. Vamos montar a estrutura do site.

Adicionando um título ao site: Usamos <title></title> para adicionarmos um nome ao site.

Texto de exemplo: Em seguida coloquei um texto básico como exemplo, que mudarei e futuramente no tutorial.

<!DOCTYPE html>
<head>
  <title>Nome do seu site aqui</title>
  </head>
  <body>
    <div>texto de exemplo</div>
    </body>
    </html>

Style: Em seguida irei adicionar um código css na própria index para editarmos o site.

Background: Vamos adicionar uma cor no fundo da página do site, eu escolhi um "cinza claro" que é "#DDD". Para adicionarmos a cor usamos: "background-color: #DDD"

Imagem: Se forcemos colocar uma imagem teríamos que mudar o "background-color" por apenas "background".

Body: Vamos adicionar a cor no <body> que é onde fica toda a página de fundo. Usamos "body {  }"

<style>
body { background-color: #DDD; width: 100%; margin: 0 auto }
</style>

Lugar do <style>: Teremos que adicionar o <style> abaixo de <head> e <title>.

<!DOCTYPE html>
<head>

<style>
</style>

</head>
  <body>
    <div>texto de exemplo</div>
    </body>
    </html> 

Texto: Agora vamos editar aquele texto do ínicio do tutorial, estou falando do "texto de exemplo". Vamos centralizado, mas antes vamos criar o seu modelo.

Modelo: Onde está <div>texto de exemplo</div>, vamos abrir o <div>, assim <div id="texto">texto de exemplo</div>. id="texto" é oque iremos usar no css também, para mudarmos tudo que está dentro daquela DIV.

CSS da DIV texto: Vamos criar um css para a tal div, vamos apenas centralizar o texto, mudar a font, e colocar cores e etc...

#texto { text-align: center; font-size: 20px; font-family: sans-serif; font-weight: bolder; color: #FFF; text-shadow: 0 1px 1px rgba(0,0,0,1.5) }

Significados:

text-align: é o lugar onde o texto irá ficar, no caso coloquei "center" ou seja, "centro", assim ficará centralizado.

font-size: é o tamanho da fonte do texto, no meu caso coloquei 20px, ou seja a fonte ficará 20 pixels.

font-family: é o estilo da fonte, eu coloquei uma bem famosa, e bem bonita, "sans-serif".

font-weight: é como posso dizer, é tipo para colocar o texto com a fonte em Bolder.

color: séria a cor do texto dentro da div, eu coloquei "#FFF" que é a cor "Branca".

text-shadow: é a sombra que ficará no texto.

Resultado da primeira aula.

<!DOCTYPE html>
<head>

<style>

#texto { text-align: center; font-size: 20px; font-family: sans-serif; font-weight: bolder; color: #FFF; text-shadow: 0 1px 1px rgba(0,0,0,1.5) }
</style>

</head>
  <body>
    <div id="texto">texto de exemplo</div>
    </body>
    </html>

Gostou da "Primeira" aula? deixe o seu like, e comente oque quer que eu adicione na segunda aula. Todos os comentários serão aceitos, até mesmo as críticas, se tiver né.

Atenciosamente: Zuck

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devia ter explicado melhor sobre as tags body, head e <!DOCTYPE html>, mas legal. 

E esqueceu ";" aqui:

Ah, e HTML não é linguagem de programação.

Link para o comentário

E esqueceu ";" aqui:

Ah, e HTML não é linguagem de programação.

Não esqueci não, no final não precisa colocar ;) e eu não falei que html é linguagem de programação amiguinho

Link para o comentário

Me ensina a criar site de jogos?

Gostei muito do tutorial.

Em breve esse so tutorial pode se tornar um site de jogos, vlw pela dica ;)

a area certa seria html eu acho, mas bom tutorial

Eu irei falar de várias linguagens de programação nos tutoriais, então segui essa imagem.

8oXjCYi.jpg

Se eu estiver errado me avise, que mudo de área no próximo tutorial.

Muito Bom 

Muito obrigado :)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...