Ir para conteúdo

Debate - Capitalismo ou Socialismo?


Skip

Posts Recomendados

R7NMtlV.png

Neste tópico, estarei explicando um pouco sobre o Capitalismo e o Comunismo/Socialismo - estará incluído: autor, definição e informações sobre.

 

O objetivo deste tópico é informar a vocês a teoria do Capitalismo e Comunismo, e promover um debate respeitoso entre os usuários do fórum.

 

1OthwoO.png

XgDgagc.png?1 - Clique no SPOILER para ter acesso as informações sobre o  Capitalismo
 

Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
 
O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.
 
O capitalismo só pode funcionar quando há meios tecnológicos e sociais para garantir o consumo e acumular capitais. Quando assim sucede, tem conservado e até aumenta a capacidade econômica de produzir riqueza.

  • Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
  • O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
  • Toda negociação é feita com dinheiro
  • O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)

Vantagens: A principal vantagem é que ele estimula diretamente a produtividade da economia. Quem faz mais, com custos mais baixos, maior benefício econômico obtido o que pode reinvestir gerar riqueza espiral crescente. Em sistemas capitalistas são incentivados a imaginação, individualidade e inovação, como o indivíduo que está listado como o investidor que espreme seus neurônios procurando maneiras de aumentar o seu lucro. Eles encontrar nichos de mercado, novas formas de comércio, etc.

 

Desvantagens: Como o objetivo deste sistema é aumentar a produção, seja aumentando o desempenho ou reduzir “custos”, isso muitas vezes resultou em exploração desumana do homem, violando a dignidade humana. O homem torna-se uma produção de recursos. Poderosos grupos econômicos, muitas vezes surgem explorados e manutenção de condições injustas e desumanas nas mais pobres, que geralmente não são susceptíveis de deixar as suas condições marginais. Não é porque o sistema está impedido, mas porque a sua educação e cultura não lhes permitem compreender como fazê-lo. Com poucas exceções, os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

 

fonte: descomplicandoaeconomia.com.br

 

 

 

jUiRvf4.png?1

xb4HLyS.png?1- Clique no SPOILER para ter acesso as informações sobre o Socialismo/Comunismo

 

 

Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. 

 

Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

 

O socialismo é uma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária

 

Vantagens: A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.

 

Desvantagens: A possibilidade de negócios é muito mais pobre que nos reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.

 

fonte: descomplicandoaeconomia.com.br

 

jUiRvf4.png?1

YVC5fhB.png?1

As principais diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo

 

Capitalismo: liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia.

Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia.

 

Capitalismo: salários dos trabalhadores definidos pelo mercado.

Socialismo: salários controlados e definidos pelo governo.

 

Capitalismo: preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura.

Socialismo:preços controlados pelo governo.

 

Capitalismo: investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada.

Socialismo: investimentos feitos apenas pelo Estado.

 

Capitalismo: existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento.

Socialismo: baixa desigualdade social.

 

Capitalismo: existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas.

Socialismo: inexistência de classes sociais.

 

Capitalismo: meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada).

Socialismo: fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo.

 

Capitalismo: valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s).

Socialismo: a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores.

 

Capitalismo: existência de pobreza e miséria em grande parte dos países.

Socialismo: o governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.

 

Capitalismo: sistemas de educação e saúde público e privado.

Socialismo: sistema de educação e saúde público.

 

Observação: as características apontadas são baseadas nas experiências dos países que aplicaram na prática o capitalismo e o socialismo. Foram considerados aspectos econômicos e sociais na comparação.

fonte: suapesquisa.com

 

 

1OthwoO.png

 

z0hxhBS.png?1

 

∟ Proibido desrespeito/ofensas/insultos entre outros usuários;

∟ Promover um debate saudável, sem discussões provocativas;

∟ Respeitar a opinião do outro, mesmo sendo contrária a sua;

∟ Caso queira participar do debate, deverá obrigatoriamente argumentar sobre 'seu lado';

∟ Seguir as Regras do Fórum;

∟ Lembre-se, um debate não é uma discussão pessoal - fale com todos os participantes! 

∟ --

 

1OthwoO.png

 

 

 

EqP6xeV.png?1

 

Estou do lado do Capitalismo, a 'exploração do trabalhador' é um ponto interessante para usar contra mim, mas eu acredito na qualificação. O Capitalismo oferece liberdade econômica, oque para mim é essencial para donos de empresas terem chances em atuar no mercado com uma estratégia montada pela empresa - não pelo governo. A lei da oferta e procura: A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto - então os preços não são controlados pelo Governo, e sim pelo consumidor.

 

A palavra-chave para minha opinião é 'liberdade econômica' , assim como a criatividade: é necessário ter liberdade para que consiga crescer e se desenvolver. No caso da economia nacional, quanto maior o desenvolvimento, maior a quantidade de capital, "Vivemos em um mundo capitalista" logo conseguimos comercializar com os outros países e tornar o nosso mais forte economicamente, e se bem gerenciado pode trazer melhorias em várias áreas.

 

Na teoria o capitalismo/socialismo pode até funcionar, mas na prática vira outra coisa...

 

1OthwoO.png

 

Créditos:

Autor: Skip m25McZ0.png

Fontes: UOL, MundoEstranho, brasilescola, suapesquisa, descomplicandoaeconomia

Participe do debate!

Editado por Skip
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do tópico msm sobre a parte q o socialismo é estavel (mais ou menos né vamos pegar oq acontece na Venezula) ,o capitalismo é estavel tbm, sobre a parte de altos e baixos do capitalismo, isso não existe, essas crises ciclicas acontecem por meio do Estado com um @%$#~&I trampo (passaria bom tempo explicando)  impressão de crédito e etc causa isso, não é o capitalismo e sim o Estado que causa isso, essas teorias q o capitalismo tem altos e baixos é uma boa furada. Msm assim adorei seu tópico =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum sistema irá funcionar perfeitamente, pois o ser humano não é perfeito.

Da pra ver o claro posicionamento do autor, até pelo o esquema de cores usado.

O ser humano não é perfeito, mas tentam fazer com que suas criações e projetos sejam. E é isso que a Sociologia trabalha, entender o meio social - e acaba estudando sobre seus sistemas (Capitalismo e Socialismo).

Não é o perfeito, é o mais apropriado pra sociedade - perfeitos ambos não são, mas a humanidade ainda procura melhorar ambos.

 

"O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções." - Karl Marx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções." - Karl Marx

Não sei se foi intenção, mas apesar da mensagem de fato passar algo teoricamente real, você caso tenha Karl Marx como uma inspiração ou algo do gênero já lhe faz perder moral na sua opinião no tópico pois torna um pouco contraditório.... apenas por causa do posicionamento que ele defendia... enfim

 

@Topic

Ótimo tópico apesar de alguns pontos abordados na explicação de ambos serem inválidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se foi intenção, mas apesar da mensagem de fato passar algo teoricamente real, você caso tenha Karl Marx como uma inspiração ou algo do gênero já lhe faz perder moral na sua opinião no tópico pois torna um pouco contraditório.... apenas por causa do posicionamento que ele defendia... enfim

 

@Topic

Ótimo tópico apesar de alguns pontos abordados na explicação de ambos serem inválidos

Hmmm... não, não tenho ele como inspiração nem nada do tipo. Concordo com algumas falas dele e discordo de outras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não apoio o comunismo, mas tenho uma dúvida, por qual motivo o comunismo não funciona?

Vou dar um exemplo bem pratico que uma vez escutei e se encaixa 100% na sua pergunta. 

 

Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira. 

 

Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. 

 

O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”. 

 

Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. 

 

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou. 

 

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa. 

 

O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.” 

 

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico; 

2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber; 

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa; 

4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la; 

5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vou dar um exemplo bem pratico que uma vez escutei e se encaixa 100% na sua pergunta. 

 

Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira. 

 

Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. 

 

O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”. 

 

Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. 

 

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou. 

 

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa. 

 

O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.” 

 

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico; 

2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber; 

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa; 

4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la; 

5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

 
 

 

 

Seu texto foi equivocado, e demonstra o não conhecimento sobre o assunto

Aliás, seu texto foi atribuido a pergunta "O que aconteceria se todo o dinheiro do mundo fosse dividido igualmente de GRAÇA.", o que não se encaixa na minha pergunta que foi "Por que o comunismo não dá certo".

 

Tomando base o comunismo cubano, só quero corrigir:

 

1 - Você não vai tirar a prosperidade do mais rico, você apenas vai dividir igualmente.

2 - Todos trabalham, todos tem emprego, um médico em cada casa, educação gratuita e é uma das melhores do mundo por sinal.

3 - Como já disse, o governo não tira de ninguém, ele apenas divide igualmente e ninguém trabalha mais que o outro.

4 - O dinheiro não será multiplicado. Quando dividido, todas as pessoas teriam uma parte do total, que seria o necessario.

5 - Como já disse, não existe essa de não trabalhar, o povo recebe trabalhando. É quase impossível existir alguma casa sem um médico em Cuba. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo com o comunismo/socialismo por que o estado terá todo o poder, se o estador for corruptor (igual aqui no brasil), a desigualdade será ainda pior que no capitalismo, por que o poder estará centralizado no estado, ou seja, tudo será feito do jeito que o estado quiser. (e isso pode ser muito ruim)

 

Eu também não concordo com esse falso capitalismo do brasil, onde o governo controla totalmente o mercado, e cria esses monopolios.

Não entendo muito sobre economia, mas essa é minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu texto foi equivocado, e demonstra o não conhecimento sobre o assunto

Aliás, seu texto foi atribuido a pergunta "O que aconteceria se todo o dinheiro do mundo fosse dividido igualmente de GRAÇA.", o que não se encaixa na minha pergunta que foi "Por que o comunismo não dá certo".

 

Tomando base o comunismo cubano, só quero corrigir:

 

1 - Você não vai tirar a prosperidade do mais rico, você apenas vai dividir igualmente.

2 - Todos trabalham, todos tem emprego, um médico em cada casa, educação gratuita e é uma das melhores do mundo por sinal.

3 - Como já disse, o governo não tira de ninguém, ele apenas divide igualmente e ninguém trabalha mais que o outro.

4 - O dinheiro não será multiplicado. Quando dividido, todas as pessoas teriam uma parte do total, que seria o necessario.

5 - Como já disse, não existe essa de não trabalhar, o povo recebe trabalhando. É quase impossível existir alguma casa sem um médico em Cuba. 

 

            Amigão, com base no que você escreveu, o senhor tão pouco sabe o que é o Comunismo. Por que digo isso? Simples, você disse que no comunismo "Você não tira a prosperidae do mais rico, você apenas divide ela", depois você disse que "o governo não tira de ninguém", em seguida "o dinheiro não será mutiplicado" e por ultimo "o povo recebe trabalhando". O comunismo é um modelo socio-economico onde não existe trocas, portanto você não recebe o dinheiro ou divide ele. Não há Estado no comunismo, o comunismo é o estado que vem depois do socialismo, o qual todos vivem em harmonia, cada um faz sua parte na sociedade e vive de acordo com isso. O que você citou é socialismo, esse sim "divide" a renda entre a população e está em vigor em Cuba.

              Agora falando de Cuba, lá você diz que todos trabalham, todos tem empregos e há educação e saude exemplar para todo o mundo, entretanto vale lembrar que esses dados são fornecidos pelo governo, entidades internacionais não são permitadas à adentrar o país para fazer pesquisa, por que será né ? Você disse que não tira prosperidade do rico, dividi-se igualmente, não tem lógica sua fala, se vão dividir igualmente obviamente vão ter que retirar a prosperidade do rico para dar para alguem menos favorecido. E como diabos você sabe que não existe uma casa sem médico em Cuba?

 

              Você perguntou porque o comunismo não funcionaria, irei te responder. Todos nós temos interesses individuais, somos gananciosos e sempre presamos pela nossa segurança antes de tudo. O comunismo é utopico, é impossivel nós como sereshumanos deixarmos os nossos instintos de lados, presarmos pelo nosso bem  e colocar nossos interesses individuais de lado para vivermos em uma sociedade harmonica, simplesmente utopico.

               Quanto ao socialismo, esse sim poderia funcionar, entretanto é muito, mas muito mesmo parecido com o Capitalismo, a unica diferença é que os meios de produções, riquesas, ficam concentrados. Como assim concentrado? Simples, tudo na mão do Estado, aquele mesmo que tem o poder de fazer o que quiser com você caso não queira viver segundo as regras deles, já que eles controlam os meios de produções. Como disse anteriormente o homem é ganancioso, em algum momento alguem que tome frente do Estado pode simplesmente tomar decisões visando os seus interesses pessoais, e é justamente por isso que eu prefiro os meios de produções, riquezas, etc na mão da população(Capitalismo de verdade).

 

@Topico

 

No texto que apresenta o capitalismo está escrito que por conta do acumulo de capitais, pessoas seriam exploradas e com o socialismo isso acabaria. Vale lembrar que a exploração, escravos,etc surgiram muito antes do capitalismo e nunca irão acabar, porque o homem sempre prezara pelos seus própios interesses.

Editado por gcunha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

            Amigão, com base no que você escreveu, o senhor tão pouco sabe o que é o Comunismo. Por que digo isso? Simples, você disse que no comunismo "Você não tira a prosperidae do mais rico, você apenas divide ela", depois você disse que "o governo não tira de ninguém", em seguida "o dinheiro não será mutiplicado" e por ultimo "o povo recebe trabalhando". O comunismo é um modelo socio-economico onde não existe trocas, portanto você não recebe o dinheiro ou divide ele. Não há Estado no comunismo, o comunismo é o estado que vem depois do socialismo, o qual todos vivem em harmonia, cada um faz sua parte na sociedade e vive de acordo com isso. O que você citou é socialismo, esse sim "divide" a renda entre a população e está em vigor em Cuba.

              Agora falando de Cuba, lá você diz que todos trabalham, todos tem empregos e há educação e saude exemplar para todo o mundo, entretanto vale lembrar que esses dados são fornecidos pelo governo, entidades internacionais não são permitadas à adentrar o país para fazer pesquisa, por que será né ? Você disse que não tira prosperidade do rico, dividi-se igualmente, não tem lógica sua fala, se vão dividir igualmente obviamente vão ter que retirar a prosperidade do rico para dar para alguem menos favorecido. E como diabos você sabe que não existe uma casa sem médico em Cuba?

 

              Você perguntou porque o comunismo não funcionaria, irei te responder. Todos nós temos interesses individuais, somos gananciosos e sempre presamos pela nossa segurança antes de tudo. O comunismo é utopico, é impossivel nós como sereshumanos deixarmos os nossos instintos de lados, presarmos pelo nosso bem  e colocar nossos interesses individuais de lado para vivermos em uma sociedade harmonica, simplesmente utopico.

               Quanto ao socialismo, esse sim poderia funcionar, entretanto é muito, mas muito mesmo parecido com o Capitalismo, a unica diferença é que os meios de produções, riquesas, ficam concentrados. Como assim concentrado? Simples, tudo na mão do Estado, aquele mesmo que tem o poder de fazer o que quiser com você caso não queira viver segundo as regras deles, já que eles controlam os meios de produções. Como disse anteriormente o homem é ganancioso, em algum momento alguem que tome frente do Estado pode simplesmente tomar decisões visando os seus interesses pessoais, e é justamente por isso que eu prefiro os meios de produções, riquezas, etc na mão da população(Capitalismo de verdade).

 

@Topico

 

No texto que apresenta o capitalismo está escrito que por conta do acumulo de capitais, pessoas seriam exploradas e com o socialismo isso acabaria. Vale lembrar que a exploração, escravos,etc surgiram muito antes do capitalismo e nunca irão acabar, porque o homem sempre prezara pelos seus própios interesses.

Caro amigo, meu comentario foi supondo que o capitalismo nunca tivesse se instaurado.

Não dá para tirar de alguém o que nunca foi dele realmente.

 

"Não há Estado no comunismo"

Na verdade há sim um estado, comunismo é diferente de anarquismo, e na verdade o comunismo tem tudo controlado pelo estado.

 

"entretanto vale lembrar que esses dados são fornecidos pelo governo"

Você mesmo pode estudar em Cuba e ver com seus próprios olhos se é real ou não.

 

"E como diabos você sabe que não existe uma casa sem médico em Cuba?"

Cara, eu quis dizer que existem muitos médicos em Cuba, não era para ler ao pé da letra.

 

Ps. Também prefiro o capitalismo, só gosto de ver os dois lados da moeda.

Editado por IBrunim_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, meu comentario foi supondo que o capitalismo nunca tivesse se instaurado.

Não dá para tirar de alguém o que nunca foi dele realmente.

 

"Não há Estado no comunismo"

Na verdade há sim um estado, comunismo é diferente de anarquismo, e na verdade o comunismo tem tudo controlado pelo estado.

 

"entretanto vale lembrar que esses dados são fornecidos pelo governo"

Você mesmo pode estudar em Cuba e ver com seus próprios olhos se é real ou não.

 

"E como diabos você sabe que não existe uma casa sem médico em Cuba?"

Cara, eu quis dizer que existem muitos médicos em Cuba, não era para ler ao pé da letra.

 

Ps. Também prefiro o capitalismo, só gosto de ver os dois lados da moeda.

 

        Anarquismo também não tem estado, mas é diferente. Comunismo não tem Estado, é um estado social onde todos vivem em harmonia sem ter que dar para o outro para receber de volta, essa é minha interpretação do Manifesto comunista escrito pelo idealizador do comunismo, Karl Marx.

        Esse é o ponto, eu não posso estudar em Cuba, nós não temos essa liberdade de chegar nesse país que sofre demasiado e conhecer a verdadeira realidade. (Se cuba ouvesse um ensino perfeito, saude perfeita e renda igualitária, eu te garanto que não morreria centenas de moradores da ilha tentando ir ao EUA ilegalmente.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

        Anarquismo também não tem estado, mas é diferente. Comunismo não tem Estado, é um estado social onde todos vivem em harmonia sem ter que dar para o outro para receber de volta, essa é minha interpretação do Manifesto comunista escrito pelo idealizador do comunismo, Karl Marx.

        Esse é o ponto, eu não posso estudar em Cuba, nós não temos essa liberdade de chegar nesse país que sofre demasiado e conhecer a verdadeira realidade. (Se cuba ouvesse um ensino perfeito, saude perfeita e renda igualitária, eu te garanto que não morreria centenas de moradores da ilha tentando ir ao EUA ilegalmente.)

A sim, entendi o que você quis dizer sobre não existir estado no comunismo.

Tenho uma pergunta (É sério)

Em qual página do Manifesto do Partido Comunista está falando sobre a abolição do estado? Já li o livro duas vezes e não consegui identificar (Acho que é a minha má interpretação kkkkjjjk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do socialismo porque estado detém o controle das atividades econômicas

 

e vc?

Prefiro o capitalismo, acredito fortemente na liberdade econômica, pode até ser prejudicial em alguns casos, mas em outros podem ser bem melhores que controladas pelo Estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...