Ir para conteúdo

"Venho por meio deste"

0tavio

Posts Recomendados

Muita gente tem cometido esse "erro" quando vai escrever um tópico, escrever "Venho por meio deste" / "Venho por meio desse" / "Venho por meio desta" / "Venho por meio dessa". Sim, isso é um "erro".

Mas porque o erro está entre aspas? Porque ele não é de fato um erro de português, mas se aproxima de um, porque é uma frase redundante (repetitiva / desnecessária), porque se você está vindo, é por um lugar, não? Por exemplo, se você diz que "vem por meio desse tópico" em um tópico, é meio óbvio, já que essa frase está dentro dele, entendeu?

Vou colocar alguns comentários que eu achei sobre usar essa frase aqui. 

Não se deve usar esse tipo de frase, pois é desnecessária e subestima a inteligência do seu interlocutor, pois é a mesma coisa que dizer "aqui estou porque cheguei" ou "sendo o que se apresentava para o momento...".
Você deve ser preciso e conciso, sem essas frases desnecessárias, que nada acrescentam ao conteúdo da mensagem que se está tratando.

A expressão "venho por meio desta" é fora de uso.(...) Há algumas décadas foi muito usada em cartas comerciais. A expressão, hoje, é entendida como uma forma redundante, pois não precisa ir pela carta para dizer o que pretende. As formas de expressão são menos formais atualmente.

Nenhuma das duas construções é produtiva hoje em dia. Alguns anos atrás, sim. Mas hoje predomina a tendência de sermos mais objetivos. Irmos direto ao assunto: “Prezado cliente, nossa loja está com promoções arrasadoras” – e não “vimos através desta esclarecer que nossa loja está com promoções arrasadoras”

Enfim, eu admiro que pessoas assim queiram tratar as pessoas mais formalmente, mas se forem fazer isso, lembre-se: faça o uso correto da formalidade, e outra, esse é só um fórum sobre jogos, com a maioria do público jovem, cujo a formalidade não é tão utilizada assim, mas claro, não vá "meter o louco" e escrever igual um analfabeto também...

Editado por 0távio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poura bicho, não sabia, mas vou continuar usando pq é massa

Enfim

é uma ótima explicação.

Porém você tá sendo informal aí também. Devia analisar mais quando se faz um tópico desses.

Há um erro aqui:

Já deu pra entender? Né?

Muito coloquial para um tópico desses.

Link para o comentário

Tópico aprovado, parabéns pela explicação e obrigado por compartilhar!

Obrigado crush.

Poura bicho, não sabia, mas vou continuar usando pq é massa

Ah, kkkkkk, ok.

A parada é escrever igual sertanejo mermo.

Eu falando desses erros aí, nem parece que eu digito igual um bêbado...

Enfim

é uma ótima explicação.

Porém você tá sendo informal aí também. Devia analisar mais quando se faz um tópico desses.

Há um erro aqui:

Muito coloquial para um tópico desses.

Não foi um erro, aquilo. 

Eu só tô tentando mostrar o que eu disse no tópico:

"(...)esse é só um fórum sobre jogos, com a maioria do público jovem, cujo a formalidade não é tão utilizada assim(...)"

Não existe necessidade de mostrar tanta formalidade nos tópicos, entende? Tentei mostrar isso através do meu próprio tópico.

Link para o comentário

Obrigado crush.

Ah, kkkkkk, ok.

Eu falando desses erros aí, nem parece que eu digito igual um bêbado...

Não foi um erro, aquilo. 

Eu só tô tentando mostrar o que eu disse no tópico:

Não existe necessidade de mostrar tanta formalidade nos tópicos, entende? Tentei mostrar isso através do meu próprio tópico.

O mais correto coloquialmente seria: Já deu pra entender, né? (com vírgula)

Mais coerência pra uma explicação é preciso. Mesmo que coloquialmente jovem.

Link para o comentário

Brigado professor. sz

Ah, tá, você sabe que eu digito igual um louco, nem vem. kkkk

O mais correto coloquialmente seria: Já deu pra entender, né? (com vírgula)

Mais coerência pra uma explicação é preciso. Mesmo que coloquialmente jovem.

DGGNaSuWsAAkAKO.jpg

Link para o comentário

Ah, tá, você sabe que eu digito igual um louco, nem vem. kkkk

DGGNaSuWsAAkAKO.jpg

Isso é falta de humildade assumir o próprio erro.

Faz tópico ensinando acho que pra farmar né?

Porque se for pra ensinar, você aceita a conselho e edita o tópico que até agora não vi. Então só ta pra farmar mesmo.

Link para o comentário

Isso é falta de humildade assumir o próprio erro.

Faz tópico ensinando acho que pra farmar né?

Porque se for pra ensinar, você aceita a conselho e edita o tópico que até agora não vi. Então só ta pra farmar mesmo.

Não era pra levar a sério. É só um meme...  </3

Link para o comentário

Não era pra levar a sério. É só um meme...  </3

Desculpe-me! Acabei entendendo errado man.

E creio que eu me expressei mal a dizer as coisas no seu tópico.

Não é nada pessoal; afinal, sobre o assunto do seu tópico eu nem sabia e tenho certeza que vai me ajudar na vida.

Por mais tópicos assim. E por pessoas amorosas como você que me aguentou haha.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...