Ir para conteúdo

Como criar um plugin de minecraft #1 [Enviando mensagem ao console + Instalando Eclipse]


guiCodes_

Posts Recomendados

PARTE 1 - INSTALANDO SUAS FERRAMENTAS

Antes de irmos para o ponto x que todos querem, precisaremos instalar algumas ferramentas para que comecemos a trabalhar com a linguagem Java Bukkit. Você irá precisar de duas ferramentas para isso, o eclipse e o java JDK (Java SE Development Kit), lembrando que você instalará o JDK de acordo com o java de seu computador (Quase sempre será a 8ª versão do java). Após a instalação do eclipse você se deparará com esta tela:

eclipse-02.jpg.3054856b1474a7688110006e470120b9.jpg

escolha a opção "Eclipse IDE for Java Developers"

No java JDK, você apenas precisará dar um duplo clique para que a instalação começe.

PARTE 2 - INSTALANDO O BUKKIT NO JAVA

Para que o java "entenda" que você quer mexer com a programação bukkit, você precisará "mostrar" a ele isso. Você deverá baixar a .jar bukkit (Provavelmente a do seu servidor, se não possuir uma, clique em "bukkit" para baixar). Pronto, agora poderemos iniciar nosso projeto.

PARTE 3 - CRIANDO O PROJETO

Abra o eclipse, selecione sua pasta para onde irá seus projetos e após isso clique em "lauch".

image.png.8beac14e82b761984c02bed78aa155e7.png

Ao abrir, você se deparará com esta tela:

image.png.c5ee9aabfb9bc5daa1b0998decf7e6d0.png

Clique em "Create a new Java project" para começar.

Irá abrir uma nova janela, onde você irá definir o nome do seu projeto.

image.png.6506e0bf2621730b246628ea4e1615b2.png

Logo após colocar o nome de seu projeto (plugin), clique em "next".

Para selecionar sua .jar, clique em "libraries"

image.png.60e1fba5b4c47fc9933fef4878197aee.png

Clique em "Add external jars", selecione sua .jar e clique em "finish"

image.png.e20db33f206f9fd9485270e89b108963.png

Clique com na flecha ao lado de seu projeto, deu um clique com o botão direito em "src", depois em "new" e logo após clique em "package"

image.png.eba34e765b944cfaafaeb4f129ec2759.png

Crie sua package do seguinte modo: me.(seunome).net (NÃO COLOQUE LETRAS MAIÚSCULAS).

Clique com o botão direito em sua package, em new e logo após em "Class". Esta será a classe principal, o nome dela será "Main".                                                                                                       Já na classe, você extenderá o java para um java plugin, digite: 

"public class Main extends JavaPlugin" e aperte ctrl + espaço:

image.png.da6c508e2c869ad489a7ad7f1b065bbd.png

Após isso, aperte espaço 2 vezes e digite "onEnable", logo após aperte ctrl + espaço novamente, como mostra a imagem:

image.png.700f5e5951d5ba59e0c707466256f3a3.png

Você pode excluir, as duas linhas geradas logo abaixo de "onEnable" pois inicialmente serão inúteis.

Então você digitará: Bukkit.getConsoleSender.sendMessage("Mensagem que diz que o plugin foi ativado"), caso queira utilizar cores utilize §, pois & não funciona na linguagem java.

Logo abaixo digite onDisable, aperte ctrl + espaço, delete as linhas e copie o mesmo código acima, porém, digite a mensagem que indica que o plugin foi desativado.

Ao final desta etapa, seu código deve estar deste modo ou parecido: image.png.77a0fac99281f63a97e4caab9cc54563.png

Esta mensagem irá aparecer no console de seu servidor!

PARTE 4 - CRIANDO A PLUGIN.YML

A plugin.yml é o arquivo principal de seu plugin, para cria-la clique com o botão direito no seu projeto, depois em "new" e depois em "file". O nome deve ser "plugin.yml".

image.png.ee90601641c6c4abed645a30fb9194ef.png

Em "main" digite sua package.Main

Após isso, salve os arquivos, clique em "File", depois em "Export", "Jar File"

image.png.d527a71e79b2cd7bf9117ff061834f21.png

"Next" e depois escolha o destino e clique em "Finish"

image.png.6e99a64f9fcbc1214db2adcd1efc462d.png

pronto, agora basta iniciar seu plugin e ele enviará uma mensagem ao console!

Lembrando que este tutorial é para iniciantes, e se quiserem que eu traga outras aulas sobre plugins especificos basta mandar sugestões!

Boa sorte!

 

Editado por guiCodes_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guiCodes_ disse:

PARTE 1 - INSTALANDO SUAS FERRAMENTAS

Antes de irmos para o ponto x que todos querem, precisaremos instalar algumas ferramentas para que comecemos a trabalhar com a linguagem Java Bukkit. Você irá precisar de duas ferramentas para isso, o eclipse e o java JDK (Java SE Development Kit), lembrando que você instalará o JDK de acordo com o java de seu computador (Quase sempre será a 8ª versão do java). Após a instalação do eclipse você se deparará com esta tela:

eclipse-02.jpg.3054856b1474a7688110006e470120b9.jpg

escolha a opção "Eclipse IDE for Java Developers"

No java JDK, você apenas precisará dar um duplo clique para que a instalação começe.

PARTE 2 - INSTALANDO O BUKKIT NO JAVA

Para que o java "entenda" que você quer mexer com a programação bukkit, você precisará "mostrar" a ele isso. Você deverá baixar a .jar bukkit (Provavelmente a do seu servidor, se não possuir uma, clique em "bukkit" para baixar). Pronto, agora poderemos iniciar nosso projeto.

PARTE 3 - CRIANDO O PROJETO

Abra o eclipse, selecione sua pasta para onde irá seus projetos e após isso clique em "lauch".

image.png.8beac14e82b761984c02bed78aa155e7.png

Ao abrir, você se deparará com esta tela:

image.png.c5ee9aabfb9bc5daa1b0998decf7e6d0.png

Clique em "Create a new Java project" para começar.

Irá abrir uma nova janela, onde você irá definir o nome do seu projeto.

image.png.6506e0bf2621730b246628ea4e1615b2.png

Logo após colocar o nome de seu projeto (plugin), clique em "next".

Para selecionar sua .jar, clique em "libraries"

image.png.60e1fba5b4c47fc9933fef4878197aee.png

Clique em "Add external jars", selecione sua .jar e clique em "finish"

image.png.e20db33f206f9fd9485270e89b108963.png

Clique com na flecha ao lado de seu projeto, deu um clique com o botão direito em "src", depois em "new" e logo após clique em "package"

image.png.eba34e765b944cfaafaeb4f129ec2759.png

Crie sua package do seguinte modo: me.(seunome).net (NÃO COLOQUE LETRAS MAIÚSCULAS).

Clique com o botão direito em sua package, em new e logo após em "Class". Esta será a classe principal, o nome dela será "Main".                                                                                                       Já na classe, você extenderá o java para um java plugin, digite: 

"public class Main extends JavaPlugin" e aperte ctrl + espaço:

image.png.da6c508e2c869ad489a7ad7f1b065bbd.png

Após isso, aperte espaço 2 vezes e digite "onEnable", logo após aperte ctrl + espaço novamente, como mostra a imagem:

image.png.700f5e5951d5ba59e0c707466256f3a3.png

Você pode excluir, as duas linhas geradas logo abaixo de "onEnable" pois inicialmente serão inúteis.

Então você digitará: Bukkit.getConsoleSender.sendMessage("Mensagem que diz que o plugin foi ativado"), caso queira utilizar cores utilize §, pois & não funciona na linguagem java.

Logo abaixo digite onDisable, aperte ctrl + espaço, delete as linhas e copie o mesmo código acima, porém, digite a mensagem que indica que o plugin foi desativado.

Ao final desta etapa, seu código deve estar deste modo ou parecido: image.png.77a0fac99281f63a97e4caab9cc54563.png

Esta mensagem irá aparecer no console de seu servidor!

PARTE 4 - CRIANDO A PLUGIN.YML

A plugin.yml é o arquivo principal de seu plugin, para cria-la clique com o botão direito no seu projeto, depois em "new" e depois em "file". O nome deve ser "plugin.yml".

image.png.ee90601641c6c4abed645a30fb9194ef.png

Em "main" digite sua package.Main

Após isso, salve os arquivos, clique em "File", depois em "Export", "Jar File"

image.png.d527a71e79b2cd7bf9117ff061834f21.png

"Next" e depois escolha o destino e clique em "Finish"

image.png.6e99a64f9fcbc1214db2adcd1efc462d.png

pronto, agora basta iniciar seu plugin e ele enviará uma mensagem ao console!

Lembrando que este tutorial é para iniciantes, e se quiserem que eu traga outras aulas sobre plugins especificos basta mandar sugestões!

Boa sorte!

 

Sinceramente, é mais fácil fazer um video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...