Ir para conteúdo

[Matéria] AMD para derrubar a Intel novamente?

Wolf_131

Posts Recomendados

AMD para derrubar a Intel novamente?

Bem-vindo a AMD | Processadores e Gráficos de Alta Performance

Antes de mais, espero que esteja tudo bem convosco e as vossas famílias/amigos.

Se você está a ler este tópico, há uma grande chance de estar vendo através de um computador. E, se está neste fórum, muito provavelmente joga, ou faz algo relacionado com jogos. Bem, no último ano houve uma grande evolução no mercado dos processadores e isso parece não estar a abrandar! 

divisor

Após de em 2017 a AMD obrigar a Intel a basicamente aumentar ou até duplicar os núcleos dos seus processadores (a linha Intel Core), com o anúncio da 1ª geração da linha Ryzen (aumento da 7ª geração da Intel para a 8ª), saiu a 2ª, em 2018. Estas foram boas, especialmente porque trouxeram a AMD de volta à 'guerra', porém, muito enfranquecida, devido aos resultados impressionantes em single-core dos processadores Intel e devido a não ter nenhum processador que competisse no mercado de valor alto.

image.png

Isto tornou-se ainda pior para a AMD após a Intel lançar uma nova geração, de muito sucesso, a linha "9000" dos Intel Core. Isto, porém, não durou muito tempo pois, do nada, a AMD lançou a 3ª geração de processadores Ryzen e simplesmente eliminou a Intel em tudo a não ser aplicações dependentes em single-core (como jogos, por exemplo), especialmente com a linha Ryzen 9, que permitiu a AMD "dominar" os mercados praticamente todos. Então, desde aí até agora, quem queria única e exclusivamente jogar ia com Intel e quem queria fazer outras coisas sem ser jogos, como trabalhos profissionais, ia com AMD.

divisor

Bem, com a Intel encostada à linha, do mercado mais baixo até ao mais alto, lançou a 10ª geração. Esta apresentou bons resultados em performance e muitos bons resultados em temperaturas, devido a um novo método de criação, especialmente pela adição de "hyper threading", ou seja, o a linha i5 em vez de ter 6 cores e 6 threads traz 12 threads, mas isto ainda sem esperar a linha mais recente da AMD, os Ryzen 4000 que só devem mesmo sair para o próximo ano. Apesar disso, a AMD também lançou os Ryzen 3 3100 e Ryzen 3 3300X, que trouxeram a performance em jogos da terceira geração do Ryzen 5 a um preço de apenas 80$ e 120$, respetivamente (depende da sua localização).

Um novo leak, porém, mostrou intenções da AMD lançar novos processadores denominados "XT", nas linhas de Ryzen 5 e 7, sendo estes o Ryzen 5 3600XT, Ryzen 7 3700XT e Ryzen 7 3800XT, já no dia 16 de Junho, no dia onde estarão as já anunciadas motherboards com chipset B550 à venda. Estes não devem trazer uma vantagem muito grande aos atuais, porém, alguma, devido aos clocks mais altos, tanto por base, tanto por boost, porém, esse mesmo leak revelou que os preços destes processadores "XT" podem ser os mesmos que os atuais "X", o que levaria a uma baixa de preço significativa e que levaria a AMD novamente ao trono indiscutível de "budget king", assim como dominará totalmente o mercado, tirando apenas casos específicos.

image.png

E vocês, o que acham? E qual processador vocês possuem agora? Intel ou AMD?

Também, devo trazer mais matérias destas, com base em hardware e talvez algum software?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência com a AMD eu tive apenas com consoles, já que é a principal parceira da Playstation e Xbox. Enfim, lá sempre trouxe uma boa experiência.

No pc eu possuo um intel i7 que sempre deu uma p#@! experiência

Trás + ? 

Link para o comentário

28 minutos atrás, zGalaxyIIZBII disse:

Tem uma lenda ai que diz que AMD esquenta muito, por isso, opto por utilizar intel, mas eu nunca tive contato com AMD.

Olha pelo que eu me lembre era a geração FX que era toda ferrada... Mas se estiver pensando em trocar de processador pode ir nos Ryzen tranquilo que tenho certeza que não vai se arrepender, ainda mais os da geração 2000, 3000 ou a nova 4000 que está por vir.

Link para o comentário

Em 31/05/2020 em 01:30, Waka disse:

Experiência com a AMD eu tive apenas com consoles, já que é a principal parceira da Playstation e Xbox. Enfim, lá sempre trouxe uma boa experiência.

No pc eu possuo um intel i7 que sempre deu uma p#@! experiência

Trás + ? 

É, a próxima geração também vai contar com a AMD e... parece ser grande a coisa, veremos o que aí vem. Está muito bem servido com o i7, vou tentar trazer mais. :seu:

Em 31/05/2020 em 01:32, GabrielV disse:

Intel, tanto em servidor quanto meu desktop.

Em 04/06/2020 em 19:56, WHeisenberg disse:

Amd Desktop. Intel para Servidor.

Agora os servidores vão ter a tendência para mudar para AMD, é simplesmente absurdo a diferença no mercado de servidores, a AMD tem total vantagem, tirando os servidores mais 'leves', que usam processadores de consumidor e que usam mais aplicações com um core apenas, nesse aspeto Intel ainda está em vantagem.

Em 04/06/2020 em 21:14, zGalaxyIIZBII disse:

Tem uma lenda ai que diz que AMD esquenta muito, por isso, opto por utilizar intel, mas eu nunca tive contato com AMD.

Como disseram, isso já é uma ideia errada, é passado e acaba, infelizmente, influenciando as pessoas que podiam conseguir muitos melhores produtos pelo seu dinheiro com a AMD. A nova geração de processadores Intel veio com umas temperaturas extremamente boas, porém, o consumo de energia subiu imenso, também. Também depende do cooler que põe, se vai por uma batata como cooler claro que vai fritar né ahusahu.

Em 04/06/2020 em 21:45, TREMOR disse:

Olha pelo que eu me lembre era a geração FX que era toda ferrada... Mas se estiver pensando em trocar de processador pode ir nos Ryzen tranquilo que tenho certeza que não vai se arrepender, ainda mais os da geração 2000, 3000 ou a nova 4000 que está por vir.

Exatamente, a AMD no processo de 7 e 12nm melhorou bastante nesse aspeto.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...