Olá pessoas, estou disponibilizando a parte pratica da prova de programação orientada a objetos(Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas) para que quem quiser resolver o problema para questões didáticas, exercitar seila, enfim....
Prova da disciplina de Programação Orientada a Objetos - Parte Prática
Dada as classes para implementação a seguir: -----Veiculo----- -placa : String -modelo : String -valor : Double -marcha : Integer -aceleracao : Integer -----Metodos----- +Veiculo(placa : String, modelo : String, valor : Double){} +LigarDesligar() : void +incMarcha() : void + decMarcha() : void + getters( ) : type; +setters(value: type) : void
1- (Peso 3) No projeto implemente a classe Veiculo conforme a definição acima. Implemente os métodos conforme as definições abaixo.Gerar exceções se alguma regra for quebrada, com mensagem personalizada para cada tipo de erro. a) Ao instanciar um veiculo este deve ficar com ligado = false, aceleracao = 0 e marcha = 0 b) Ao ligar deve ficar com aceleracao = 1000 RPM c) Ao desligar deve ficar com aceleracao = 0 RPM d) Ao trocar de marcha, deve incrementar ou decrementar marcha uma a uma, sendo o mínimo 0 (neutro) e o máximo 6(a) marcha e) Somente permitir ligar ou desligar estando em marcha neutra f) Somente permitir trocar de marcha se o veiculo estiver ligado 2.1 (Peso 1) Instanciar um objeto da classe Veiculo. O objeto deve ser inicializado usando o método construtor e os dados que devem ser lidos do usuário são: placa, modelo,valor.2- Crie uma classe de UI ( console) ou GUI (grafica) chamada "ControlarVeiculo" em um pacote separado. Nesta classe faça implementações para: 2.2 (Peso 1) Permitir o usuario ligar,desligar, e fazer trocar de marcha. 2.3 (Peso 1) Mostrar mensagens adequadas caso alguma exceção ocorra 2.4 (Peso 1) Permitir o usuário visualizar o estado atual do objeto.
Code Classe veiculo:
Code Classe GUI: