Li-Fi: Sabia que a sua luz pode transmitir Internet a 224Gbps?


Nuno Facha
 Share

Recommended Posts

Fonte: Pplware

 

Este é um tema que nos prende constantemente em busca de novidades, de evoluções numa tecnologia que, para nós, será o futuro. Este futuro que falamos não será só da transmissão de dados em alta velocidade, falamos em muito mais, mas para já fique a saber que investigadores conseguiram uma nova meta para transmitir dados pela luz, agora são 224 Gbps.

Venha conhecer um pouco sobre esta tecnologia sem fios.

imagem_lifi00-600x450.jpg

 

 

Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. que acreditamos ser o futuro do que hoje chamamos de transmissão de informação. A verdade é que o projecto continua a dar passos certos a caminho de uma especialização, quem sabe, passos que levem o Wi-Fi a desaparecer para termos o Li-Fi em todo e qualquer lugar.

Investigadores da Universidade de Oxford conseguiram atingir um novo marco no que toca a ligações de rede usando a tecnologia Li-Fi ou “Light Fidelity”. Foi conseguido transmitir, em circuito bi-direccional, a uma velocidade de 224 gigabits por segundo (Gbps).

imagem_lifi03-600x344.jpg

Para que perceba o que está em causa, as redes de fibra óptica a 100 Gbps só se tornaram uma realidade nos últimos anos e ainda não se tornaram omnipresentes. Ainda são raras, estado apenas disponível em troços de maior importância.

 

18 filmes de 1.5 GB simultaneamente num único segundo

Embora o Li-Fi ainda tenha de percorrer um longo caminho até ser usado como um produto comercial, em termos ilustrativos, poderíamos referir que, usando a velocidade de 224 Gbps, tecnicamente, conseguiríamosdescarregar 18 filmes de 1.5 GB simultaneamente em apenas 1 segundo.

A tecnologia está a ser desenvolvida como uma alternativa potencial o Wi-Fi e, porque o Li-Fi utiliza um espectro de luz visível para transmitir dados, quando combinada com uma conexão de fibra de alta velocidade à Internet, os investigadores acreditam que esta pode oferecer velocidades muito maiores do que os obtidos pela “contemporânea” tecnologia Wi-Fi (600 Mbps).

imagem_lifi02-600x312.jpg

Os resultado foram publicados no jornal Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso., onde estão todos os detalhes de como os LEDs especiais de transmissão e recepção operam em diferentes campos de visualização e banda que afectam a velocidade de transmissão.

Segundo é reportado, a ligação opera acima de um raio de ~3 metros a 224 Gbps (6 x 37.4 Gbps) e 112 Gbps (3 x 37.4 Gbps) com um amplo campo de visão (FOV) de 60° e 36°, respectivamente.

 

Um futuro brilhante

Esta tecnologia está de facto a fazer mexer as mentalidades, inclusive a Universidade de Edimburgo classificou o Li-Fi como sendo uma tecnologia mais segura que as actuais em funcionamento.

A tecnologia emergente tem o potencial de fornecer, a baixo custo, Internet sem fio, de forma mais segura, em áreas onde é estritamente imperativo que os dados não trespassem barreiras, o que é fácil pois a luz não é capaz de passar através das paredes.

imagem_lifi01-600x399.jpg

Em Outubro do ano passado, a velocidade máxima atingida tinha sido 10.5 Gbps por uma equipa de investigadores das Universidades de Oxford, Edimburgo, como Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso..

Harold Haas, um dos pioneiros da tecnologia Li-Fi, já havia afirmado que, no futuro, cada lâmpada LED pode ser potencialmente usada como uma alternativa ultra-rápida à Internet Wi-Fi.

Nós já temos infraestruturas, podemos usá-las para as comunicações. Tudo o que é necessário fazer é encaixar um pequeno microchip em cada dispositivo de forma a que este possa combinar as duas funcionalidades básicas: iluminação e transmissão de dados sem fio.

Disse Haas numa discussão no evento TED quando apresentou o Li-Fi.

Harold Haas deixa-nos uma visão extremamente deliciosa, pois este afirma que se pensarmos a nível global, estamos a falar em 14 mil milhões de lâmpadas que ao terem inserida a capacidade Li-Fi seriam 14 mil milhões de possíveis hotspots onde o consumo era reduzido e com tecnologia muito mais limpa que a actual.

 

 

Fonte: Pplware

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ponto não é esse, o ponto é as luzes de seu teto e praticamente todas as luzes fixas terem sinal de internet e_e

Entao se fazer uma sala so de lampadas tem net meio q a do japao?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entao se fazer uma sala so de lampadas tem net meio q a do japao?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou colocar 4000 lampadas em minha casa, e 1000 vão ficar a beira do meu pc. E 200 dentro dele. Mas só que depois no final do mês, a continha da luz vai ser baratinha ^^ e-e

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.