[Matéria] A Origem da Internet


Guest CookiesBr
 Share

Recommended Posts

  • nuNw9pG.png

    A Internet surgiu na década de 1960, nos períodos áureos da Guerra Fria, a qual era uma guerra ideológica entre duas superpotências mundiais. De um lado estavam os Estados Unidos da América e do outro a União das Republicas Socialistas Soviéticas ( URSS ). Nesta guerra, estas duas nações batalhavam para ficar na frente uma da outra, em uma corrida armamentista, tecnológica e espacial. Na Guerra Fria, nunca chegou a ter um confronto direto entre EUA e URSS, pois todos sabiam, que um confronto entre essas duas potencias poderia ocasionar o fim de nossa espécie. Ambos os “lados”, ameaçavam ataques atômicos ou até nucleares, em uma forma de intimidar seu oponente, ataques esses que nunca aconteceram.

    Os primeiros indícios do surgimento da internet, foram ocasionados em função de os Estados Unidos temerem um ataque as suas bases militares, podendo trazer ao público informações sigilosas, assim tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.

    Em 1969, ocorreu a transmissão do que poderia ser o primeiro e-mail da história. O texto desse e-mail seria “Login”, mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
    Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer.

    Um sistema técnico denominado “Protocolo de Internet” permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo Endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra de óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.

    Em 1992 o cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web e mais tarde, a empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.

    Essa "super-estrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de uma rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 1990. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.

     

    Se gostou da matéria de aquele like ae :D

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

  • Guerra Fria era mó quente ;-;

     

    #DonoDaInternet - #ObrigadoMestre

     

    #BoaMatériaBiscoitoBR

    Vlw :3

     

    Essa eu ja sabia 

     

    Vish, texto bem grande, preguiça de ler. Mas obrigado para quem criou a internet ashuashuasuha'

    kjkjkjjjj

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Loading...
     Share

    • Recently Browsing   0 members

      • No registered users viewing this page.