Ir para conteúdo

[Tutorial] Droidtale - Port não-oficial e "hacky" do Undertale para Android!

MrPowerGamerBR

Posts Recomendados

Requisitos:

• Undertale para PC/Mac OSX (Piracy is FOREBODEN)
  • Um telefone da marca MTT™ (Um celular com Android, desculpe usuários da Apple, você pode xingar a Apple por isto ;P )
  • Um joystick/controle/gamepad/QUALQUER COISA COM BOTÕES FÍSICOS (Dica: Você tem um controle de PS3? Você pode usar este controle para jogar jogos no seu celular) (Se você tem um celular com botões físicos (exemplo: Xperia Play), então você não irá precisar disto.)
  • Java no seu PC (a não ser se você vai fazer o método manual de mover arquivos)
  • SELinux precisa estar passivo, se estiver enforcing, você terá que rootear o seu telefone (Vá nas configurações -> Sobre o seu telefone e veja o estado do SELinux)
  • Tincore Keymapper (é de graça na Play Store!)
  • 50MB de espaço livre no seu telefone
  • DETERMINATION

Você tem tudo que precisa? Então vamos lá!

Problemas:

• Sem música (somente efeitos de som)
  • credits.txt estará faltando (então eu não sei o que vai acontecer no final true pacifist)
  • Nenhum controle touch screen para o Undertale (Este é o principal motivo que eu quero que o Toby porte ele mesmo oficialmente para Android, ele consegue fazer um port bem melhor que eu (ou qualquer fan game que tentará refazer o jogo 100%))

Como fazer:
 Ok, tem dois jeitos de fazer isto, o método semi-automático usando um programa bem malicioso ruim tosco incrível programa feito por mim em Java... ou copiando os arquivos manualmente.

Método Semi-Automático (somente Windows):
https://github.com/MrPowerGamerBR/Droidtale/releases

Baixe a última versão, após baixar, extraia tudo para uma pasta e rode o "Droidtale.jar", uma GUI irá aparecer, agora, coloque a pasta de instalação do Undertale e clique em "Create Undertale APK", espere até a barra estar cheia...

(Este programa não funciona com a versão da Steam! Mas, não se preocupe, eu não vou fazer você comprar o Undertale novamente só por causa disto!

Vá para a sua pasta do Undertale da Steam, ele só vai ter um "exe" gigante chamado "UNDERTALE.exe", extraia este "exe" usando  o 7zip/WinRAR/Universal Extractor/QualquerProgramaQueVocêUsePAraExtrairCoisas e extraia tudo para uma pasta que você lembre depois, após extrair, use o Droidtale para usar esta pasta que você extraiu para criar o APK!)

Método Manual (Windows ou Mac OSX):
Então você não confia no programa que eu fiz? Nem eu.

Baixe este APK: https://github.com/MrPowerGamerBR/Droidtale/raw/master/UndertaleWrapper.apk

O APK é só um APK "meio vazio" que nós iremos usar para instalar o Undertale (NÃO INSTALE O APK AGORA! Se você tentar, um erro irá aparecer ao abrir o aplicativo no seu celular... Só instale se você quiser ver o Toby Fox Annonying Dog dançando... Vai se ele absorve o aplicativo depois também)

Agora abra o APK usando o 7zip/WinRAR/Whatever e vá na pasta de "/assets", você irá ver um aplicativo chamado "game.droid", este arquivo contém tudo de um jogo feito no GameMaker: Studio (código/gráficos/sfx/etc)

Vá para a sua pasta do Undertale, você irá encontrar um arquivo chamado "data.win" (no Mac OSX é outro nome... só pegar o arquivo maior da pasta do Undertale), agora, copie este arquivo e renomeie o arquivo copiado para "game.droid", agora, mova este arquivo copiado e renomeado para a pasta "/assets" do APK, se ele pedir para substituir, clique em aceitar.

"Resignar" o APK:
Após editar o APK, você terá que resignar o APK para que ele possa instalar no seu celular, então, faça isto:

Baixe o ZipSigner da Play Store (obrigado pelo /u/SubredditReddit pela sugestão!), mova o UndertaleWrapper.apk para o seu celular, use o ZipSigner para signar o APK e depois instale o APK signado!

Rode o aplicativo instalado:
Se tudo deu certo, você terá um aplicativo chamado "Undertale" no seu celular (package: "me.mrpowergamerbr.UndertaleWrapper"), abra ele, se aparecer a intro do Undertale então parabéns!

Mapear os inputs:
Se você consegue usar os seus controles/joystick/gamepads sem precisar mapear as teclas, então divirta-se! Você acabou o tutorial!

Se não, você terá que mapear as teclas usando o Tincore Keymapper, ele não precisa de root, mas, se o seu SELinux estiver enforcing, você terá que rootear o seu celular e alterar o SELinux.

Após abrir o Tincore Keymapper, várias mensagens irão aparecer, vá fechando tudo até chegar neste menu:

xjq1wAZ.png

Se você conseguir chegar neste menu, conecte os seus controles/joysticks/gamepads e clique nas teclas dele, ele irá aparecer o seu controle no menu e com as teclas que você apertou, agora é a hora de mapear as teclas!

Clique em uma tecla, coloque para "Click button joy 0" e troque a tecla para algo útil.

Aqui são as teclas úteis que você precisa marcar:

DPAD_UP
DPAD_DOWN
DPAD_LEFT
DPAD_RIGHT
BTN_SELECT (Isto é o botão Z no PC)
BTN_START (Isto é o botão X no PC)

Após mapear as teclas, feche o aplicativo e teste as teclas, se tudo deu certo, você conseguirá jogar interagir com o jogo, divirta-se!

FAQs:
Isto é real?

Sim, eu gravei um vídeo mostrando o Undertale no Android:

É o jogo completo?
Sim.

Como isto funciona?
Quando você compila algo do GameMaker: Studio para a maioria das plataformas, ele cria um arquivo de dados, o aplicativo que você roda é simplesmente um "Runner" bonitinho que roda este arquivo de dados, por algum motivo, este arquivo de dados pode ser usado em qualquer "Runner" do GameMaker: Studio!

Porque você fez isto?
Só por diversão mesmo! smile.png

Algum dia, pode ser que o Toby veja que tem uma demanda para um port oficial do Undertale para Android... 

Créditos:
MrPowerGamerBR (Tutorial, APKs, primeiro a mostrar ao "mundo" o Proof of Concept do Undertale no Android, um cara daora que precisou escrever o tutorial em inglês para depois traduzir para português)

/u/calio (Primeiro a fazer este teste com sucesso, ele fez antes de eu ter a ideia de mover o "data.win" para um APK do GameMaker: Studio >.<)

/u/SubredditReddit (Sugestão do ZipSigner, segundo tester)

/u/CoolDude1564 (Primeiro tester)

Tutorial original (em português @ MrPowerGamerBR Blog):

http://mrpowergamerbr.blogspot.com/2015/12/tutorial-droidtale-port-nao-oficial-e.html

Tutorial original (em inglês @ reddit):

https://www.reddit.com/r/Undertale/comments/3yblsf/tutorial_droidtale_unofficial_and_hacky_undertale/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...