Jump to content

Fiz uma matéria pro jornal da escola, tema: Biotecnologia - Células Tronco


nathampa0909
 Share

Recommended Posts

Biotecnologia - Células tronco

 

 

A Biotecnologia cuida de áreas em que muitos não têm ideia de que a mesma existe e está exercendo aquilo. Por exemplo, uma bebida como o vinho veio através do estudo da microbiologia. O etanol usado como combustível é feito através da cana de açúcar vez que a mesma passa por vários processos para virar etanol, açúcar e outros derivados da cana. A destilação do álcool, plantas geneticamente alteradas, animais clonados, entre outros são exemplos do que é possível fazer com a Biotecnologia.

 

A Biotecnologia explora diversas áreas que envolvem a manipulação de organismos vivos para obtenção de produtos específicos ou a modificação dos mesmos. Os conhecimentos abordados pela mesma são as áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. Essa ciência combinada com a tecnologia trazem muitos benefícios que ajudam no meio ambiente como o biogás, o biocombustível entre outros.

 

Um dos temas abordados pela Biotecnologia são as células tronco que são células de alta plasticidade e tem capacidade de se diferenciar em qualquer outra célula, ou seja, as células tronco tem a capacidade de se multiplicarem, reparando e formando diversos tecidos, como ossos, cérebro, pele, coração e outros. Muitos estudos mostram resultados positivos para o tratamento de doenças até hoje incuráveis, por exemplo, com a manipulação de uma célula tronco profissionais podem instrui-la a virar uma célula nervosa e curar um paraplégico que teria um possível problema no nervo que o impedia de se movimentar, pode curar pessoas com Mal de Parkinson e também com doenças no coração.

 

Contudo as células tronco embrionárias não podem ser pegas atualmente pelo fato de precisarem sacrificar um embrião vivo para que seja extraído essa preciosa célula, então a Igreja se mostra totalmente contra esta pratica, salvo em estudos com células tronco adultas que são encontradas na medula espinhal de um indivíduo adulto vez que as células estudadas por profissionais são células troncos adultas.

 

 

 

Fiz esse texto e gostaria de saber sugestões/críticas/opiniões. E já digo logo nunca fui muito bom com redações, escritas e coisas do gênero. Mas isso vai valer 1 ponto então tem que fazer né?

 

Att, Nathan.

Edited by nathampa0909
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...