Ir para conteúdo

Como criar um Script - Skript

WeAreStarS

Posts Recomendados

Olá, hoje irei deixar este tutorial para quem quer aprender a criar scripts. Desejo-lhe boa sorte com seus scripts, vamos lá!

Antes de começar, vamos entender a diferença de Script e Skript.

Script (de Skript): É o seu script que você irá fazer agora.

Skript: É o plugin Skript.

Então quando você criar um script, você não poderá dizer "Criei meu primeiro skript" e sim "Criei meu primeiro script".

Agora vamos instalar o plugin Skript, para baixar o mesmo, clique aquiColoque o Skript na pasta de plugins do seu servidor e ligue-o para que ele possa gerar a pasta. Após ligar o servidor, vá em seus plugins e procure pela pasta Skript.

3516b5v.png

Logo depois, abra a pasta e vá em scripts, lá estarão todos os scripts padrões do Skript. Porém, eles estarão com um "traço" antes do nome, quando um script tiver assim, isso significa que ele está desabilitado, veja: 2lsxqn9.png

Agora, também nesse mesmo script, ele estando desabilitado ou não, ele será um Arquivo .SK, veja: in74nl.png

Isso é porque o Skript só lê os arquivos em .sk, ou seja, quando você for criar um script, deverá colocar o código e em vez de salvar como um arquivo de texto normal (.txt), deverá salvar como um arquivo .sk.

Para editar/criar um script, vamos baixar o programa notepad++, clique aqui para baixar.

Vamos supor que você quer olhar o código de um script, mas percebe que ele está igual a este arquivo: mj616d.png ou seja, você não consegue abrir ele, para abrir um script, selecione-o, clique com o botão direito e clique em Edit with notepad++, veja: 2din2tu.png

Agora vamos começar a criar um script bem básico.

Nesse primeiro exemplo, vou fazer um script básico, quando o jogador digitar o comando /oi, irá enviar para ele um "Olá!".

344e92q.png

Agora vamos entender o que cada linha representa.

1. O command representa um comando, no caso devemos colocar command /<comando>:, os dois pontos no final representam o final do comando, o final daquela linha. Se não houver os dois pontos seu comando não haverá fim, por isso precisamos sempre colocar os dois pontos no final.

2. O trigger não é usado em todos os códigos, mas nesse sim. Quando você colocar "trigger", tudo abaixo dele será um evento, então trigger é evento. O que é evento? É o seguinte, mandar uma mensagem é um evento, então por isso eu coloquei o trigger, porque quando o jogador digitar /oi, enviará o evento "send" para ele.

Você deve estar se perguntando, "porque ele saltou aqueles espaços ali?", é simples de entender, sempre que o FINAL de uma linha tiver dois pontos, você deve saltar 4 espaços (ou TAB, se o seu TAB estiver configurado para salvar 4 espaços) e colocar a próxima linha. Mas não podemos usar TAB e Espaços, ou é TAB, ou espaços, caso contrário, irá dar erro no código.

3. O send é um evento, ele envia uma mensagem apenas para quem executou o comando /oi, então a mensagem só irá aparecer para quem executou o comando. Após o send, temos um espaço e duas aspas, dentro delas você deve colocar sua mensagem. Represente estas aspas (com o send) da seguinte forma: send "- inicio da mensagem | " - final da mensagem. Ou seja, como os dois pontos (com um comando) representa o final do nosso comando, as últimas aspas representa o final de nossa mensagem.

Pronto, agora depois de fazer este nosso script, vamos salva-lo, recarregar o mesmo e executar o comando "/oi". Veja abaixo.

2nbrszl.png

O que eu fiz ali? Bom, em primeiro lugar, fui na pasta do Skript e entrei em "scripts", pois é lá que ficam os scripts. Logo após, eu coloquei o nome em meu script e no final coloquei o ".sk".

Você não precisa reiniciar seu servidor para colocar, editar ou retirar scripts, já que salvamos esse com o nome "script.sk" vamos digitar o comando /skript reload script, mas sem o .sk no final, apenas o nome do script. Se aparecer isto, seu script está sem erro, veja: 2lnjwnl.png

Agora vou executar o comando /oi... fkp5qf.png

Você pode ir lá no send e colocar cores deste modo: send "&4[servidor] &dOlá!", se fazer isto, não se esqueça de dar o comando /skript reload <nome-do-script>, veja: i6ysk5.png

Então você diz "Ah, mas com isso não posso fazer nada!", tem certeza? Veja isto então:

wa6qgl.png

2m76y9x.png

Agora vou deixar esse print, nesse script, quando o jogador digitar /diamante ele ganhará um diamante, mas ele deverá ter a permissão "diamante.usar".

2m9w7c.png

Documentação do Skript: Clique aqui.

Se gostou do tópico, deixe um like e um comentário biggrin.png

Créditos: iNightPvP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara como você faz para deixar a fonte do seu jogo desse jeito "suave"?

Olá, utilize essa textura.

http://resourcepack.net/faithful-32x32-resource-pack/

lecau o tutorial,

e bem basico mesmo,

faz mais tutorias explicando coisas mais avancados :3

Preferencia video que e mais facil de intender xD

Obrigado :p
Editado por WeAreStarS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...