HowToSerBr Postado Março 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Março 30, 2015 Bom galera, eu estou aqui, para ensinar pra vocês com ter lógica de programação. Bom primeiro irá precisar de um programa muito simples, e fácil de instalar, aqui está:Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. Bom depois de instalado você abri-rá e estará assim: algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 30/03/2015 // Seção de Declarações var inicio // Seção de Comandos fimalgoritmo Bom, agora vou explicar um pouco sobre: Oque é o VisualG? O Visualg (Visualizador de Algoritmo) é um Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. que edita, interpreta e executa Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. com uma linguagem próxima do Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. como um programa normal de computador Um bom recurso para quem está iniciando no aprendizado de Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso., não só para praticar a sua criação mas também para melhor entender sua execução por meio do visualizador de Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. que funciona como um Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. . O Visualg atualmente encontra-se na versão 2.5 e possui recursos como simulação da "tela" do computador, visualização de Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso., breakpoints, ajuda on-line, impressão dos fontes e outras características que auxiliam o aprendizado das técnicas de Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso.. Bom fiz pra vocês um algoritmo básico pra estudarem, e um avançado para brincarem com seus amigos (O avançado eu n fiz) Eu não lembro de quem baixei mais desculpa, se for vocês fala ae para mim editar. Bom o simples que eu fiz é um sistema de login ae você tem que logar e pode escolher sua senha! algoritmo "Evento" // Função : // Autor : // Data : 27/03/2015 // Seção de Declarações var opcao:inteiro senhanova:Caractere senha:caractere inicio //Inicio repita escreval("=================") escreval("1 - Mudar senha") escreval("2 - Entrar") escreval("=================") leia(opcao) escolha opcao caso 1 escreval("Digite a nova senha!") leia(senhanova) escreval("Sua nova senha é: ",senhanova ," Logue-se agora!") caso 2 escreval("Digite a senha correta!") leia(senha) outrocaso escreval("Opção não encontrada!") fimescolha ate senha=senhanova fimalgoritmo O avançado é um jogo da velha está aqui: algoritmo "JogoVelha" // Função : Jogo da Velha // Autor : João Lucas // Data : 26/02/2015 dos var jogada:inteiro numeros:vetor[1..13,1..6] de caractere bloco:vetor[1..13,1..6] de caractere CONT:inteiro jogador1,jogador2:caractere turno:inteiro CONTINUA:logico jogo:vetor[1..3,1..3] de inteiro CONT_JOGO:inteiro resultado:inteiro msg:caractere sair:caractere procedimento mostra_tela_inicial() inicio limpatela escreval("|================================================================================|") escreval("|MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM|") escreval("|MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM|") escreval("|MMMMMMMM MMMMM MM MMMMMMMMM M MMM MMMMMMMM MMMMM MMMMMMM MMMMMMM|") escreval("|MMMMMMM MMMMM MMmM MMMMMMM MM MMMMMMMMM MMMMMMMM MMMMM MMMMMM MMMMMM|") escreval("|MMM MMM MMMMM MMM MMMMMMMMM MMMMMMMM MMMMM MMMMM MMMMM|") escreval("|MMMMM MMMMM MMMMMMMMM MMM MMMM MMM MMMMMMMM MMMM MMM MMMM|") escreval("|M MMMMMMM M NMMMM MMMMMMMMM MMMMMMMM MMMMM MMM MMM|") escreval("|MM MMMMMM MMMMMMMMMMMM MMMMMM MMMMMMMMM MMMMMMMM MMMMM MM MMMMMMM MM|") escreval("|M MMMMMM MMMMMMMMMMMMMM MMMMMMM MMM MM MMMMM M MMMMMMMMM M|") escreval("|MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM|") escreval("|MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM|") escreval("|================================================================================|") escreval("") escreval("") fimprocedimento procedimento monta_jogo() inicio limpatela escreval(" s++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++s ") escreval(" m ' ' m ") escreval(" m",bloco[1,1] ,"y",bloco[2,1] ,"y",bloco[3,1] ,"m ",bloco[10,1]) escreval(" m",bloco[1,2] ,"y",bloco[2,2] ,"y",bloco[3,2] ,"m ",bloco[10,2]) escreval(" m",bloco[1,3] ,"y",bloco[2,3] ,"y",bloco[3,3] ,"m ",bloco[10,3]) escreval(" m",bloco[1,4] ,"y",bloco[2,4] ,"y",bloco[3,4] ,"m ",bloco[10,4]," ",jogador1) escreval(" m",bloco[1,5] ,"y",bloco[2,5] ,"y",bloco[3,5] ,"m ",bloco[10,5]) escreval(" m",bloco[1,6] ,"y",bloco[2,6] ,"y",bloco[3,6] ,"m ",bloco[10,6]) escreval(" m .::::::::::::::h::::::::::::::::h::::::::::::::. m ") escreval(" m",bloco[4,1] ,"y",bloco[5,1] ,"y",bloco[6,1] ,"m ",bloco[11,1]) escreval(" m",bloco[4,2] ,"y",bloco[5,2] ,"y",bloco[6,2] ,"m ",bloco[11,2]) escreval(" m",bloco[4,3] ,"y",bloco[5,3] ,"y",bloco[6,3] ,"m ",bloco[11,3]) escreval(" m",bloco[4,4] ,"y",bloco[5,4] ,"y",bloco[6,4] ,"m ",bloco[11,4]," ",jogador2) escreval(" m",bloco[4,5] ,"y",bloco[5,5] ,"y",bloco[6,5] ,"m ",bloco[11,5]) escreval(" m",bloco[4,6] ,"y",bloco[5,6] ,"y",bloco[6,6] ,"m ",bloco[11,6]) escreval(" m .::::::::::::::h::::::::::::::::h::::::::::::::. m ") escreval(" m",bloco[7,1] ,"y",bloco[8,1] ,"y",bloco[9,1] ,"m ",bloco[12,1]) escreval(" m",bloco[7,2] ,"y",bloco[8,2] ,"y",bloco[9,2] ,"m ",bloco[12,2]) escreval(" m",bloco[7,3] ,"y",bloco[8,3] ,"y",bloco[9,3] ,"m ",bloco[12,3]) escreval(" m",bloco[7,4] ,"y",bloco[8,4] ,"y",bloco[9,4] ,"m ",bloco[12,4]) escreval(" m",bloco[7,5] ,"y",bloco[8,5] ,"y",bloco[9,5] ,"m ",bloco[12,5]) escreval(" m",bloco[7,6] ,"y",bloco[8,6] ,"y",bloco[9,6] ,"m ",bloco[12,6]) escreval(" m . . m ") escreval(" s++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++s ") fimprocedimento procedimento seta_nome_jogada(nome_jogador:caractere) inicio se (resultado = 1) entao numeros[12,1] <- " ........ " numeros[12,2] <- " ........ " numeros[12,3] <- " ...... O VENCEDOR É" numeros[12,4] <- " .. "+jogador1 numeros[12,5] <- " .. " numeros[12,6] <- " .... " seta_bloco(12,12) fimse se (resultado = 2) entao numeros[12,1] <- " ........ " numeros[12,2] <- " ........ " numeros[12,3] <- " ...... O VENCEDOR É" numeros[12,4] <- " .. "+jogador2 numeros[12,5] <- " .. " numeros[12,6] <- " .... " seta_bloco(12,12) fimse se (resultado = 3) entao numeros[12,1] <- " ?? ?? "; numeros[12,2] <- " ?????????????? DEU"; numeros[12,3] <- " ?? ?? "; numeros[12,4] <- " ?? ?? "; numeros[12,5] <- " ?????????????? VELHA!"; numeros[12,6] <- " ?? ?? "; seta_bloco(12,12) fimse se (resultado = 0) entao numeros[12,1] <- ""; numeros[12,2] <- "--------------------------"; numeros[12,3] <- "Agora é a sua vez de jogar "; numeros[12,4] <- nome_jogador; numeros[12,5] <- "--------------------------"; numeros[12,6] <- ""; seta_bloco(12,12) fimse fimprocedimento funcao cpu_joga():inteiro var linha2,coluna2,i:inteiro retorno:inteiro setado:logico inicio //SE FOR A PRIMEIRA JOGADA DA CPU se (CONT_JOGO = 2) entao se (jogo[2,2] = 0) entao retorno <- 5 senao aleatorio on aleatorio 1,9 //Só passa se for diferente de 5, que é o selecionado pelo jogaror 1 repita leia(retorno) ate (retorno <> 5) aleatorio off fimse senao //SE FOR QUALQUER OUTRA JOGADA DA CPU se (setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 2) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se (setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 1) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 2) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 3 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 6 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 1) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 2 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 5 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 8 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 2) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 1) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 2) e (jogo[2,coluna2] = 0) e (jogo[3,coluna2] = 0) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 7 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 8 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 0) e (jogo[2,coluna2] = 0) e (jogo[3,coluna2] = 2) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 1) e (jogo[linha2,2] = 1) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 3 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 6 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 1) e (jogo[linha2,3] = 1) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 1) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 1) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 2 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 5 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 8 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 1) e (jogo[2,coluna2] = 1) e (jogo[3,coluna2] = 0) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 7 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 8 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 0) e (jogo[2,coluna2] = 1) e (jogo[3,coluna2] = 1) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 2 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 3 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse //PRA NÃO TRAVAR se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[1,2] = 0) e (jogo[1,3] = 2) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 1) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[2,3] = 2) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[3,2] = 0) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[1,2] = 0) e (jogo[1,3] = 1) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 2) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[2,3] = 1) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 2) e (jogo[3,2] = 0) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[1,2] = 1) e (jogo[1,3] = 0) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 1) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[2,3] = 0) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[3,2] = 1) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse //PRA NÃO PERDER se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[1,2] = 1) e (jogo[1,3] = 0) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 1) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[2,3] = 0) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[3,2] = 1) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[1,2] = 1) e (jogo[1,3] = 1) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 0) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[2,3] = 1) entao retorno <- 4 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 0) e (jogo[3,2] = 1) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[1,2] = 0) e (jogo[1,3] = 1) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 1) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[2,3] = 1) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[3,2] = 0) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[2,1] = 1) e (jogo[3,1] = 0) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 1) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[3,2] = 0) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 1) e (jogo[2,3] = 1) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[2,1] = 0) e (jogo[3,1] = 1) entao retorno <- 4 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 1) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[3,2] = 1) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 1) e (jogo[2,3] = 0) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[2,1] = 1) e (jogo[3,1] = 1) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 0) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[3,2] = 1) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 0) e (jogo[2,3] = 1) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 0) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[1,3] = 1) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[1,3] = 1) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 1) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[1,3] = 0) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[3,3] = 1) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 1) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 2) e (jogo[linha2,2] = 2) e (jogo[linha2,3] = 0) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 3 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 6 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 0) e (jogo[linha2,2] = 2) e (jogo[linha2,3] = 2) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 4 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 7 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[linha2,1] = 2) e (jogo[linha2,2] = 0) e (jogo[linha2,3] = 2) entao se (linha2 = 1) entao retorno <- 2 fimse se (linha2 = 2) entao retorno <- 5 fimse se (linha2 = 3) entao retorno <- 8 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 2) e (jogo[2,coluna2] = 2) e (jogo[3,coluna2] = 0) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 7 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 8 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 9 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 0) e (jogo[2,coluna2] = 2) e (jogo[3,coluna2] = 2) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 1 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 2 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 3 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para coluna2 de 1 ate 3 faca se (jogo[1,coluna2] = 2) e (jogo[2,coluna2] = 0) e (jogo[3,coluna2] = 2) entao se (coluna2 = 1) entao retorno <- 2 fimse se (coluna2 = 2) entao retorno <- 5 fimse se (coluna2 = 3) entao retorno <- 8 fimse setado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao se (jogo[2,2] = 2) e (jogo[3,3] = 2) e (jogo[3,1] = 0) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse fimse se ( setado <> verdadeiro) entao se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[3,1] = 2) e (jogo[3,3] = 0) e (jogo[2,3] = 2) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse fimse se ( setado <> verdadeiro) entao se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[3,3] = 2) e (jogo[2,2] = 1) e (jogo[2,3] = 0) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse fimse se ( setado <> verdadeiro) entao se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[2,3] = 2) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse fimse se ( setado <> verdadeiro) entao se (jogo[1,2] = 2) e (jogo[3,3] = 2) e (jogo[3,1] = 0) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para i de 1 ate 3 faca para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[i,1] = 2) e (jogo[linha2,2] = 2) e (jogo[1,3] = 0) ou (jogo[2,1] = 2) e (jogo[linha2,3] = 2) e (jogo[1,3] = 0)entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse fimpara fimpara fimse se ( setado <> verdadeiro) entao para i de 1 ate 3 faca para linha2 de 1 ate 3 faca se (jogo[i,3] = 2) e (jogo[linha2,2] = 2) e (jogo[1,1] = 0) ou (jogo[2,3] = 2) e (jogo[linha2,1] = 2) e (jogo[1,1] = 0) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse fimpara fimpara fimse //PARA GANHAR se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[1,2] = 2) e (jogo[1,3] = 0) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 2) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[2,3] = 0) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 2) e (jogo[3,2] = 2) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[1,2] = 2) e (jogo[1,3] = 2) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 0) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[2,3] = 2) entao retorno <- 4 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 0) e (jogo[3,2] = 2) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[1,2] = 0) e (jogo[1,3] = 2) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[2,1] = 2) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[2,3] = 2) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 2) e (jogo[3,2] = 0) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[2,1] = 2) e (jogo[3,1] = 0) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 2) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[3,2] = 0) entao retorno <- 8 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 2) e (jogo[2,3] = 2) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[2,1] = 0) e (jogo[3,1] = 2) entao retorno <- 4 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 2) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[3,2] = 2) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 2) e (jogo[2,3] = 0) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 6 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[2,1] = 2) e (jogo[3,1] = 2) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,2] = 0) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[3,2] = 2) entao retorno <- 2 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,3] = 0) e (jogo[2,3] = 2) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 0) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[1,3] = 2) entao retorno <- 7 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 2) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[1,3] = 2) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[3,1] = 2) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[1,3] = 0) entao retorno <- 3 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 0) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 1 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[2,2] = 0) e (jogo[3,3] = 2) entao retorno <- 5 setado <- verdadeiro fimse se (jogo[1,1] = 2) e (jogo[2,2] = 2) e (jogo[3,3] = 0) entao retorno <- 9 setado <- verdadeiro fimse fimse retorne retorno fimfuncao procedimento seta_bloco(bloc,num:inteiro) inicio para CONT de 1 ate 6 faca bloco[bloc,CONT] <- numeros[num,CONT] fimpara fimprocedimento procedimento seta_jogo(num:inteiro) inicio se (num = 1) entao jogo[1,1] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 2) entao jogo[1,2] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 3) entao jogo[1,3] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 4) entao jogo[2,1] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 5) entao jogo[2,2] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 6) entao jogo[2,3] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 7) entao jogo[3,1] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 8) entao jogo[3,2] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse se (num = 9) entao jogo[3,3] <- turno seta_bloco(num,turno+9) fimse fimprocedimento //VERIFICA SE AINDA NÃO DEU VELHA E SE ALGUÉM GANHOU funcao velha():logico var linha,coluna:inteiro retorno:logico inicio retorno <- verdadeiro para linha de 1 ate 3 faca para coluna de 1 ate 3 faca se (jogo[linha,1]=1) e (jogo[linha,2]=1) e (jogo[linha,3]=1) ou (jogo[1,coluna]=1) e (jogo[2,coluna]=1) e (jogo[3,coluna]=1) ou (jogo[1,1]=1) e (jogo[2,2]=1) e (jogo[3,3]=1) ou (jogo[3,1]=1) e (jogo[2,2]=1) e (jogo[1,3]=1) entao resultado <- 1 retorno <- falso fimse fimpara fimpara para linha de 1 ate 3 faca para coluna de 1 ate 3 faca se (jogo[linha,1]=2) e (jogo[linha,2]=2) e (jogo[linha,3]=2) ou (jogo[1,coluna]=2) e (jogo[2,coluna]=2) e (jogo[3,coluna]=2) ou (jogo[1,1]=2) e (jogo[2,2]=2) e (jogo[3,3]=2) ou (jogo[3,1]=2) e (jogo[2,2]=2) e (jogo[1,3]=2) entao resultado <- 2 retorno <- falso fimse fimpara fimpara se (CONT_JOGO = 10) e ((resultado <> 1) OU (resultado <> 2)) entao resultado <- 3 retorno <- falso fimse retorne retorno fimfuncao //FUNÇÃO QUE VERIFICA SE A JOGADA É VÁLIDA OU NÃO funcao checa_jogada(num:inteiro):logico var retorno:logico inicio se (num > 0) e (num < 10) entao se (num = 1) entao se(jogo[1,1] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 2) entao se(jogo[1,2] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 3) entao se(jogo[1,3] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 4) entao se(jogo[2,1] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 5) entao se(jogo[2,2] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 6) entao se(jogo[2,3] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 7) entao se(jogo[3,1] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 8) entao se(jogo[3,2] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse se (num = 9) entao se(jogo[3,3] = 0) entao retorno <- verdadeiro senao retorno <- falso fimse fimse senao retorno <- falso fimse retorne retorno fimfuncao inicio //SETA OS NÚMEROS INICIAIS PARA MOSTRAR NA TELA DO JOGO numeros[1,1] <- " 111 "; numeros[1,2] <- " 1111 "; numeros[1,3] <- " 11 11 "; numeros[1,4] <- " 11 "; numeros[1,5] <- " 11 "; numeros[1,6] <- " 11 "; numeros[2,1] <- " 2222 "; numeros[2,2] <- " 2 2 "; numeros[2,3] <- " 22 "; numeros[2,4] <- " 22 "; numeros[2,5] <- " 22 "; numeros[2,6] <- " 2222222 "; numeros[3,1] <- " 333333 "; numeros[3,2] <- " 333 "; numeros[3,3] <- " 333333 "; numeros[3,4] <- " 33 "; numeros[3,5] <- " 33 "; numeros[3,6] <- " 333333 "; numeros[4,1] <- " 444 "; numeros[4,2] <- " 44 44 "; numeros[4,3] <- " 44 44 "; numeros[4,4] <- " 44444444 "; numeros[4,5] <- " 44 "; numeros[4,6] <- " 44 "; numeros[5,1] <- " 5555555 "; numeros[5,2] <- " 55 "; numeros[5,3] <- " 555555 "; numeros[5,4] <- " 55 "; numeros[5,5] <- " 55 "; numeros[5,6] <- " 555555 "; numeros[6,1] <- " 6666 "; numeros[6,2] <- " 666 "; numeros[6,3] <- " 6666666 "; numeros[6,4] <- " 66 66 "; numeros[6,5] <- " 66 66 "; numeros[6,6] <- " 666666 "; numeros[7,1] <- " 77777777 "; numeros[7,2] <- " 77 "; numeros[7,3] <- " 77 "; numeros[7,4] <- " 77 "; numeros[7,5] <- " 77 "; numeros[7,6] <- " 77 "; numeros[8,1] <- " 88888 "; numeros[8,2] <- " 88 88 "; numeros[8,3] <- " 88 88 "; numeros[8,4] <- " 88 88 "; numeros[8,5] <- " 88 88 "; numeros[8,6] <- " 88888 "; numeros[9,1] <- " 999999 "; numeros[9,2] <- " 99 99 "; numeros[9,3] <- " 99 99 "; numeros[9,4] <- " 9999999 "; numeros[9,5] <- " 999 "; numeros[9,6] <- " 9999 "; numeros[10,1] <- " oooooo "; numeros[10,2] <- " oo oo "; numeros[10,3] <- " oo oo "; numeros[10,4] <- " oo oo "; numeros[10,5] <- " oo oo "; numeros[10,6] <- " oooo "; numeros[11,1] <- " xx xx "; numeros[11,2] <- " xx xx "; numeros[11,3] <- " x x "; numeros[11,4] <- " x x "; numeros[11,5] <- " xx xx "; numeros[11,6] <- " xx xx "; //MOSTRA A TELA INICIAL E SOLICITA O NOME DOS JOGADORES mostra_tela_inicial() escreval("Digite o nome dos jogadores") escreval("") escreva("Jogador 1: ") leia(jogador1) escreval("") escreva("\o/ Jogador 2 (Digite CPU para jogar conta o coputador.): ") leia(jogador2) //SETA OS BLOCOS COM OS NÚMEROS INICIAIS seta_bloco(1,1) seta_bloco(2,2) seta_bloco(3,3) seta_bloco(4,4) seta_bloco(5,5) seta_bloco(6,6) seta_bloco(7,7) seta_bloco(8,8) seta_bloco(9,9) seta_bloco(10,10) seta_bloco(11,11) turno <- 1 se (turno = 1) entao seta_nome_jogada(jogador1) senao seta_nome_jogada(jogador2) fimse //CONTADOR PARA VER QUANTAS JOGADAS FORAM FEITAS CONT_JOGO <- 1 CONTINUA <- verdadeiro msg <- "" enquanto (CONTINUA = verdadeiro) faca //VERIFICA SE AINDA NÃO DEU VELHA CONTINUA <- velha() se(CONTINUA = verdadeiro) entao //MONTA O JOGO NA TELA monta_jogo() escreval(msg) escreva("Escolha o local da sua jogada: ") //VERIFICA SE ESTÁ JOGANDO CONTRA A CPU E FAZ A JOGADA se (jogador2 = "CPU") e (turno = 2) entao jogada <- cpu_joga() senao leia(jogada) fimse //VERIFICA SE É UMA JOGADA VÁLIDA se (checa_jogada(jogada) = verdadeiro) entao seta_jogo(jogada) msg<-"" //ADICIONA JOGADA AO CONTADOR CONT_JOGO <- CONT_JOGO + 1 //MUDA O TURNO DA JOGADA se (turno = 1) entao turno <- 2 senao turno <- 1 fimse //SETA NOME DO JOGADOR se (turno = 1) entao seta_nome_jogada(jogador1) senao seta_nome_jogada(jogador2) fimse senao msg <- "Você selecionou uma jogada inválida!" fimse fimse fimenquanto se (turno = 1) entao seta_nome_jogada(jogador1) senao seta_nome_jogada(jogador2) fimse //MONTA O JOGO FINALIZADO NA TELA monta_jogo() //SOLICITA ALGUMA TECLA PARA SAIR escreval("Pressione enter pra sair.") leia(sair) fimalgoritmo Obrigado por ler até aqui. Att.Pixelizar Fonte:Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Suny Postado Março 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Março 30, 2015 uhuuum li tudo ...mais boa , isso irá ajudar alguem ;3 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Dêemezeká Postado Março 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Março 30, 2015 Spoiler ta com saudades ;-; @off Num li quase nada, mas num existe uma var booleana nao? (._.)_/ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest luffyl Postado Março 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Março 30, 2015 crtl c ctrl v ? .-. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
HowToSerBr Postado Março 30, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 30, 2015 crtl c ctrl v ? .-. Claro, tem que fazer no VisualG e passar pra cá. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AstroCoder Postado Setembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 7, 2015 Eu usei a uns tempos foi portugol que tambem é muito bom para logica Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucakiksd07 Postado Junho 29, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2019 Seu tópico foi marcado como Inativo. Para reverter esta ação, entre em contato com a equipe de Moderação. OBS: Essa mensagem é automática. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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