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[PROGRAMAÇÃO] Aprender a Programar ! #1 (Iniciação á programação e Algoritmia )


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Introdução á Programação e Algoritmia 

 

 

O que é a programação :

 

 

A programação é o processo de escrita , teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. (Wikipédia)

 

 

 

 

Temas  :

  • ​Introdução á lógica de Programação 
  • Desenvolvimento de Algoritmos
  • Constantes, variáveis e Tipos de Dados
  • Operadores e funções Pre - Definidas 

 

As fazes da Programação  


 

  • ​Definição do Problema  
  • Planificação da resolução  
  • Codificação ou escrita da Programação 
  • Operadores e funções Pre - Definidas 

Fases da Programação :

Fase de Concessão --->  Algoritmo
 
Fase de Implementação --> Programa 
 

Algoritmos  :

 
 
 Algoritmo : Sequência finita e logicamente ordenada para chegarmos à solução de um problema !

 

 

Exemplo de 1 Algoritmo simples 

Substituir uma lâmpada fundida 
 
         1. Preparar uma lâmpada nova
         2. Retirar a lâmpada fundida
         3. Colocar a lâmpada nova
         4. Ligar o interruptor
 

Na Algoritmia existem vários métodos de organizar a informação de trabalha !
Então vou apresentar alguns Estudos (Maneiras de se realizar um pensamento lógico e a sua estrutura)
 
 
Linguagem Informal - Linguagem usada no dia a dia, em situações que não são formais. (Basicamente o dia a dia !)
 
Pseudocódigo  - é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação.
 
Fonte : https://pt.wikipedia...ki/Pseudocódigo
 
Fluxogramas -  é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem 
 
Fonte : https://pt.wikipedia...wiki/Fluxograma
 
 
Exemplos  :
 
 
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Tipos de Variáveis  ("As Simples") :

  • String -
  • É uma variável só aceita caracteres (Letras etc etc (Também pode ter números , mas não permite fazer qualquer tipo de conta ) )

Exemplo :
 
     Java
     String Nome = "Carlos" ;

  • Integer ()
  • É uma variável que só funciona para números inteiros (Esta pode fazer contas , e nao aceita letras )

Exemplo :
 
     Java
     int Numero = 1;
 
 
Obrigado =) 
É um tutorial Simples para quem quiser se aventurar neste área =)
Um tutorial um pouco confuso mas simplificado ao Máximo =) 
Eu respondo a duvidas nos comentários!

Editado por cjmt2pt
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