[Matéria] Religião


Guest CookiesBr
 Share

Recommended Posts

  • f7pXe73.png

    Religião

     

    Religião é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar. De toda forma, é uma definição ocidental, posto que não exista uma palavra equivalente na cultura oriental (no hinduísmo e budismo, Dharmaé o conceito mais aproximado).

    Assim, como um fenômeno inerente à cultura humana, as religiões se configuram como conjunto de sistemas culturais e crenças, de conteúdo Metafísico, nos quais se busca relacionar a humanidade com o mundo espiritual.

     

    Não obstante, a palavra “seita”, designa o segmento minoritário nas religiões, enquanto “heresia” é todo conteúdo contrário a estrutura teórica da religião dominante. De modo geral, as religiões possuem seus credos similares conforme a proximidade geográfica.

    Sem espanto, Gregos e Romanos foram os primeiros a sistematizar reflexões religiosas. Posteriormente, nos primeiros séculos do cristianismo, novas reflexões teológicas surgirão e se desenvolverão durante a Idade Média, até o Renascimento do século XVI, quando há o retorno aos antigos deuses dos gregos e romanos.

     

    Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes, o qual não só levou a religião ocidental pelo mundo, como travou contato com culturas e religiões muito distintas daquelas conhecidas até então.

    Por conseguinte, nos países da Europa, há um certo declínio da religião (sobretudo cristã). Por outro lado, o Cristianismo cresce nos Estados Unidos, na América Latina e na África, enquanto o Islamismo se expande pelo sudeste asiático e o Hinduísmo, Budismo e Xintoísmo predominam no Extremo Oriente. Importante destacar também o Protestantismo, que vem crescendo na América Latina.

     

    Por fim, enquanto componente fundamental da cultura humana, a Religião foi motivo de inúmeras guerras, estruturou sociedades, e definiu o conhecimento científico, “filosófico” e artístico durante muitos séculos.

     

    Sistemas religiosos

     

    As religiões possuem em comum alguns aspectos, como caráter público, hierarquias clericais, reuniões regulares, estabelecimento de limites entre o sacro e profano, a sacralização de determinados locais, veneração de divindades, escrituras sagradas, sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais, meditação, arte, calendários religiosos e um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.

     

    Tipos de religião

     

    Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.

     

    Politeístas: “substituem” as panteístas quando os elementos divinos são personificados e humanizados, havendo uma equivalência entre deidades femininas e masculinas nos cultos.

     

    Ateístas: negam a existência de um ser central e supremo (o qual, para elas, seria o Vazio ou um Não-Ser), podem possuir livros guias, não creem em deuses personificados, mas acreditam em forças invisíveis, como fenômenos da natureza inexplicáveis. No ateísmo religioso, prega-se a interdependência harmônica do Universo, equilibrado por meio do Tao ou encontrado no Nirvana. É praticado na Índia (Budismo) e na China (Taoísmo e Confucionismo).

     

    Monoteístas: são as religiões mais recentes e populares (cerca de 50% da população mundial), possuem Livro Sagrado no qual está presente a verdade da Revelação Divina, onde se estabelece a divindade soberana (mas não a única) e eliminam-se adorações independentes. É curiosa a escassez de representações do Deus supremo, enquanto as entidades menores (como os anjos) são muito retratadas. Outro detalhe é que o Deus único (Hebreu, Cristão e Islâmico) são masculinos e absorveram os elementos femininos como a bondade.

     

    Principais religiões do mundo

    Religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo, islamismo, espiritismo);

    Religiões da Ásia Oriental (confucionismo, taoísmo, budismo e xintoísmo);

    Religiões da Índia (hinduísmo, jainismo e siquismo);

    Religiões da Antiga Grécia e Roma.

    _______________________________________________________________________________________________________________

    Fim

    _______________________________________________________________________________________________________________

    é isso :) Quem gostou da matéria deixe aquele like ae :D

    Share this post


    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Loading...
     Share

    • Recently Browsing   0 members

      • No registered users viewing this page.