[Matéria] Feminismo


xHiroshi
 Share

Recommended Posts

7D1K8nQ.png

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Feminismo

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Feminismo

 

O Feminismo (do latim femĭna, significa “mulher”) é um conceito que surge no século XIX, o qual se desenvolveu como movimento filosófico, social e político. Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.

De tal modo, vale lembrar que em grande parte nossa cultura está alicerçada numa sociedade patriarcal, pautada na dominação masculina, onde o homem, além de ser o membro mais importante da família, desde muito tempo, tem sido o foco principal, sendo aquele que possui privilégios em relação às mulheres, chamadas equivocadamente de “sexo frágil”.

Em resumo, esse movimento ideológico, liderado por mulheres e que defende a igualdade de direitos, se expandiu por todo o mundo, e atualmente, os grupos feministas tem crescido de maneira considerável.A história do “empoderamento” feminino não é tão antiga como deveria ser, posto que em geral, até o século XIX, a mulher era vista como um ser inferior aos homens, as quais não possuíam os mesmos privilégios que eles, por exemplo, ler, escrever, estudar, guerrear, enfim, escolher.Diante disso, a figura feminina foi construída numa sociedade patriarcal, donde as atribuições da mulher estavam restritas aos afazeres domésticos e à educação dos filhos. Desde cedo, as meninas eram educadas para ajudar as mães nos trabalhos domésticos, casar e ter filhos. Nesse contexto, não podiam trabalhar fora, ao mesmo tempo que não tinham acesso aos assuntos relacionados com política ou economia.

 

História do feminismo

 

Na Revolução Francesa (1789) a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, escrito no ano da Revolução, foi combatida pela “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, escrito pela feminista francesa Olympe de Gouges (1748-1793) em 1791.

No documento, ela criticava a Declaração da Revolução, posto que era somente aplicada aos homens; além disso, alertava para a autoridade masculina e a importância das mulheres e da igualdade de direitos. Por esse motivo, a revolucionária foi executada em Paris, dia 3 de novembro de 1793; no entanto, sua morte, considerada um marco do feminismo no mundo, fez surgir diversos movimentos feministas posteriormente.

Entretanto, foi a partir da Revolução Industrial, despontada no século XIX, que esse panorama muda de maneira substancial, de forma que as mulheres já começam a trabalhar nas fábricas, fazendo parte da força econômica do país.

Assim, aos poucos, os movimentos feministas espalhados pelo mundo foram tomando corpo e cada vez mais lutando e conquistando diversos direitos reivindicados pelas mulheres (direito à educação, voto, contrato, propriedade, divórcio, igualdade de salários, aborto, etc.). Nas culturas ocidentais, o movimento feminista passou a adquirir maior visibilidade a partir do século XX.

Em épocas mais distantes seria impensável ter uma presidente mulher governando seu país, ou mesmo, figuras femininas atuando e se consagrando em diversos campos: culturas, artes, economia, política, dentre outros. Ademais, hoje em dia, grande parte das mulheres preferem não constituírem família, ou seja, não ter maridos ou filhos, fato considerado absurdo antes do século XIX.

Sem dúvida, a filósofa francesa existencialista Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma das maiores teóricas e representantes do feminismo mundial. Sobre o assunto, sua obra de referência é o ensaio intitulado “O Segundo Sexo” (1949), donde faz uma análise sobre o papel das mulheres na sociedade. Segundo ela, “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.

 

Fonte:ContraFeminismo

_______________________________________________________________________________________________________________

Quem gostou da matéria deixe seu like ae

_______________________________________________________________________________________________________________

Edited by xHiroshi

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.