Ir para conteúdo
Vagas na STAFF ×

Como ter um ótimo servidor

Cain

Posts Recomendados

Este tópico é antigo, portanto estava desatualizado, então decidi atualiza-lo.

Muita coisa mudou ao longo dos anos, desde a primeira versão do Tópico, tais como valores, serviços, quem estava prestando os serviços e coisas do gênero.

O que mudou no Tópico?
A estrutura do tópico foi totalmente refeita, varias indicações estão presentes agora, sem contar que na maioria das categorias relacionadas a investimento terá diferentes "fornecedores" e comparações de preço. O conteúdo deste continuar-a mantendo-se igual, que é o intuito de dar dicas para novos membros que desejam criar um servidor de Minecraft. Todos os indicados terão no final do tópico seus contatos no Discord informados para contato, e caso tenha interesse entrar em contato com os mesmos. Nenhum dos indicados terá FOTOS de seus trabalhos divulgados, porem esta garantido a qualidade de todos os participantes, e todos eles permitiram a citação de modo que ninguém saia prejudicado, as hospedagens serão divulgadas de acordo com os melhores preços do mercado, e todas serão empresas que tem boa prestação de serviços provadas.

Ao final do Tópico terá um bônus que agradará a todos!

Investimento

Antes de qualquer coisa que você deve levar em conta é, você esta disposto a investir nesse projeto? E eu não digo tempo, pois investir tempo é primordial, mas sim dinheiro, pois você terá que comprar varias coisas, tais como:

- Hospedagens

- Site (para manter seu site online)

Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso.

- Servidor (para manter seu servidor online)

Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso.

- Site

Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso. Por favor, registre-se ou entre para visualizar isso.

- Dominio (.com ou .net - R$ 50,00 / LostOnyx/mês)

- Plugins (alguns plugins você terá de paga-los para te-los, mesmo que grande parte seja gratuito)

- Builder (caso você não seja um)

- Designer

Depois de ler todas esses itens, você esta disposto a fazer esse investimento? Se sua resposta for não, então desista, se for sim, continue lendo.

Planejamento

Planeje primeiro o servidor, tente seguir essa planilha:

Após ter preenchido a planilha vamos entrar em considerações finais sobre o planejamento.

- Na escolha do nome, uma das coisas mais importantes e que mais demanda tempo, você deve dar preferencia a nomes diferentes a de servidores que já existem, crie um nome original, de preferencia que não tenha as palavras "Craft", "Mine", "Rede", "Network" e etc.

Tenha em mente, que você tem 98% de chances de falhar com o primeiro servidor, mas não desista! Lembre-se disso: Tentativa > Falha > Reflexão da Falha > Tente de novo.

Configuração

Ao ter feito todos os passos a cima, chegou a hora da configuração, as maiores dicas são:

- Comece pelos plugins "base", tais como plugins de permissões, chat, economia, vault e Essentials (ou do gênero) 

- Nunca coloque vários plugins de uma vez, de preferencia para colocar um a um, no máximo dois em dois, configure-os do seu jeito, e sempre verifique se existem erros no console.

- Jamais deixe um erro no console, caso não consiga resolve-lo, delete a pasta gerada e ligue de novo o servidor, caso o erro persista troque a .jar do plugin, dê preferencia as JAR's da versão do seu servidor. Se mesmo assim continuar a dar erro, remova o plugin por completo.

- Evite usar comando /reload no servidor, isso pode causar vários problemas e bugs, pois alguns plugins não suportam, de preferencia para o /stop e ligue-o novamente pelo arquivo .bat . Em breve: Uma solução que pode funcionar é usar o .bat disponibilizado ao final do tópico e colocar o arquivo config.yml no formato "Encode in UTF-8 without BOM".

- Não compre um servidor pronto, ainda mais se você nunca mexeu, pois caso haja erros e bugs você não conseguirá resolve-los, e assim não manterá qualidade no servidor. E também não baixe servidores prontos, esses podem ter códigos maliciosos, tais como force-op ou serem roubados.

- Quando tiver dúvidas não fique calado, procure na internet antes, caso não consiga resolver, peça ajuda aos membros, e amigos, mas jamais peça algo pronto, assim você não aprenderá.

- Sempre traduza as mensagens do plugins, não coloque acentuação, pois pode dar um "bug" ou erro no console, alguns plugins não aceitam acentuação, logo ficará feio colocar acentuação em alguns e não em outros, muitos plugins são estrangeiros e não possuem acentuação.

- Evite plugins "inuteis", eles só ocupam memoria do servidor, o que pode causar lentidão.

- Verifique se o plugin tem dependências.

- Evite deixar tudo colorido, alem de ficar cansativo, alem de que não deve-se colocar mensagens "piscantes" pois alem de machucar as vistas, existem pessoas que com Epilepsia fotossensitiva. O contraste, ou mudança na iluminação, pode disparar um ataque.

- Não faça copia de um servidor, o que irá atrai o player se ele tem outras opções que talvez seja melhor?

- Nunca baixe plugins em lugares desconhecidos, ou de membros com má reputação, assim como o artigo do qual fala para não baixar servidores prontos podem haver códigos malicioso nele.

- Não desmereça um plugin grátis que foi postado por alguém, esse alguém gastou tempo para estudar, cria-lo e disponibilizar sem pedir um centavo se quer, seja grato, mesmo que o Desenvolvedor seja novo e o plugin seja simples.

- Sempre traga novidades ao servidor, pois assim manterá os jogadores contentes e evitará perde dos mesmos.

Equipe

Muitos servidores são bem configurados e tem tudo pra disparar na frente de vários outros, mas o que de longe é pior que talvez uma configuraçãozinha ruim em alguns plugins é quando tem uma equipe ruim no servidor.

Você não deve dar permissões OP para nenhum membro, a não ser seu sócio, e ele deve ser de confiança.

Nunca coloque qualquer um na equipe, faça diversos testes, tais como atitudes diante de denuncias, players chatos, escrita, quem são os amigos próximos do staffer, educação, maturidade, tempo disponível, dentre outros.

Coloque Staffers em todos os períodos, não adianta ter vários na equipe se todos entram só de noite, recrute pessoas que tenham disponibilidade de manhã, de tarde e de noite, e coloque sempre staffers a mais em períodos que você não está online, por exemplo quando estiver no colégio ou trabalhando.

Construções

Um servidor com construções bonitas e bem feitas são sempre atração para novos players, muitas vezes players que não sabem construir bem, vão ficar maravilhados com as construções, e é sempre ponto positivo ter alguns mapas legais.

Evite usar mapas baixados na internet, lembre-se, seja inovador!

Tente ter uma equipe de builders capacitados, de pelo menos nível intermediário, nada de "Builders" que constroem caixas, quanto melhor a construção que você tiver mais positivo será a recepção dos jogadores.

Hoje todos os builders cobram, se você tem verba e precisa de um, contrate-o e não tente faze-lo construir de graça dizendo que dará vip no servidor para ele, ele provavelmente não quer vip no seu servidor. E não se esqueça que não se deve desmerecer o trabalho alheio, não seria legal para você caso alguém desmerecesse o seu.

Proteja-as bem, e sempre tenha copias das construções principais, não é anormal as vezes alguns mapas bugarem e perderem as construções, ou o worldguard bugar e algum engraçadinho ir la quebrar.

Tente trocar as construções após algum tempo, os jogadores ficarão surpresos quando ver a nova, e isso vai trazer o ar de mudanças.

Hospedagem

Existem diversas hospedagens brasileiras, porem poucas realmente são boas, muitas hospedagens atraem as pessoas que estão desinformadas, ou não entendem sobre com preços abaixo da media, geralmente isso é apenas uma armadilha para ganharem dinheiro em cima de pessoas inexperientes. Essas empresas dizem que tem o menor ping, menor valor, melhor suporte e coisas do gênero, mas após o pagamento você vê que era tudo uma ilusão, o seu servidor esta lento, quedas constantes, ping alto, dai você entra em contato com o suporte e eles nem te respondem, ou culpam o seu servidor (as vezes pode realmente ser, mas na maioria dos casos não), e ainda por cima existem hospedagens que divulgam seu servidor na internet, ou seja o barato saiu caro.

Procure sempre informações fora do site da empresa, pois sempre vão colocar comentários falsos que são positivos, então busque uma fonte confiável para saber se essa hospedagem é realmente de confiança e boa qualidade.

Vale também se você tiver saldo verificar hospedagens internacionais, que tenham dedicados e coisas do tipo, muitas hospedagens são revendas, porem você deve saber configura-la.

A alguns anos eu usei a Virtus, algo como quatro anos atrás, a Virtus era uma empresa nova e eu comprei a hospedagem, que na época era mais cara que hoje em dia, com três meses de uso, o servidor caiu de repente, e quando consegui acessar o painel o servidor já não existia, na época eu odiei a empresa, porem após alguns anos o dono e eu entramos em um acordo, terei alguns meses grátis de um plano. Hoje em dia é uma das empresas mais bem faladas na comunidade de minecraft, sem contar que quando eu utilizei, tirando o problema que foi causado por uma queima de HD, eu nunca tive problemas com quedas ou servidor travando.

A LostOnyx embora ainda não tenha utilizado, é uma das poucas empresas que se mantem integras no mercado de hospedagens, tendo um suporte de qualidade e bastante recomendações. Então ela é realmente recomendada, tendo vários projetos de desenvolvedores sendo patrocinados simultaneamente, o que é uma ótima coisa para aqueles que podem oferecer retribuição VERDADEIRA.

Site

Evite usar sites roubados, existem Templates grátis disponibilizados por vários lugares e você não precisa pagar por isso.

Antes de fechar um trabalho com um Desenvolvedor Web, pesquise antes sobre os trabalhos que ele fez antes, veja se não são "copias" um dos outros, ou se tem denuncia de roubos de códigos no nome ou nick dessa pessoa, não é muito legal comprar um site, pagar caro, e ter o site idêntico a outro, que foi feito pela mesma pessoa, se fizer isso ela apenas mudou o nome do servidor, copiou e colou o arquivo e enviou para você.

Não tente contratar um Desenvolvedor Web que cobra menos mas faz "gambiarras", é mais fácil você contratar um que realmente sabe o que está fazendo, que ofereça suporte de qualidade. 

Existem varias modalidades de site:

Front-end é basicamente a parte estética do site/template, ou seja aquilo que o navegador lê.

- Existem aqueles sites em framework, ou seja que tem o código de estilo(css) pronto, baixado, tais como bootstrap, geralmente esses são mais baratos, mas se souber fazer o resultado fica bem legal.

- Framework própria, muitos Desenvolvedor Web criam CSS próprios para manter o seu traço presente no trabalho, geralmente não são caros, mas também não são os mais baratos.

- Estilo sob medida, do qual o cliente fala como quer, esses são feitos do zero e são exclusivos para o cliente, esse tipo de trabalho é o mais caro do front-end, por demandar mais tempo.

Back-end é o código que o servidor lê.

- Os códigos do Back-end são em varias linguagens, PHP, JS, Python e etc. o valores variam bastante, é possível adicionar sistemas de noticias, login, mercado automatizado (que são uma das integrações mais caras que tem), ranks, chats e etc.

Finais

Nunca esqueça a humildade, sempre ajude aqueles novos que querem criar um servidor, e nunca tente ser superior, lembre-se, você já foi novato e fez muitas perguntas para aqueles mais experientes.

Sempre invista em novidades, para o seu servidor não ser casativo para os jogadores, você deve cativa-los.

Contatos

LostOnyx (hospedagem)

Virtus Host (hospedagem)

Alvaro (desenvolvedor)
Discord: Álvaro Filho#9328

Jota (desenvolvedor)

Discord: JOTA#6121

Cain (web desenvolvedor/designer)

Discord: Cain#0286

Vitagliano (web desenvolvedor)

Discord: Vitagliano#7027

Lugatts (builder)

Discord: Lugatts#6730

Bônus

Cupom disponibilizado pela LostOnyx válido para todos os novos clientes!
CLIENTE, 50% de desconto em tudo (exceto dedicados e domínios).

Observações: Os valores utilizados na comparação são os valores interinos, logo sem desconto.

Editado por Cain
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Hostinger é boa para hospedar um site simples e um fórum? Comprei uma plano lá por R$ 20,00 por 3 meses e ganhei um dominio .com.br de graça até agora não tive problemas.

Sim, ela é boa, mas não aconselho muito por foruns nela... Ainda mais se for IPB.

Link para o comentário

Sim, ela é boa, mas não aconselho muito por foruns nela... Ainda mais se for IPB.

Uso o MyBB até porque eu não tenho dinheiro pra comprar licença original do ipb :s

Até agora não falaram nada, será que futuramente eles podem bloquear o fórum? e.e

Link para o comentário

Uso o MyBB até porque eu não tenho dinheiro pra comprar licença original do ipb :s

Até agora não falaram nada, será que futuramente eles podem bloquear o fórum? e.e

MyBB não da em nada, se não me engano ele não é pago..

Link para o comentário

Realmente 99% tudo que falou é fato, tenho 3 anos de servidor e passei por tudo isso, 

passei pelos chances de desistir diversas vezes, passei pelo problema de um engraçadinho quebrar tudo ou grifar

e eu ter que refazer tudo de novo, passei por aprender a ter sempre um backup de todos meus servidores para se preciso

repor o mapa, aprendi a lidar com bot, com ataques, aprendi a programar tudo sozinho, a criar tudo sozinho, e claro sempre

tenho algumas ajudas extras, mas geralmente eu componho tudo no servidor, aprendi a lidar com Staffers, sendo eles bons, ruins

ou ate mesmo novatos que tem disposição mas precisa melhorar (nem sempre eles tem oportunidade para aprenderem sozinho, ai se

tem potencial eu ajudo), Ja tive baixas a altas, isso precisa explicar, pois é algo constante de mês a pós mês, épocas de final de ano, ferias do meio de anos, e etc,

vende bastante vips, mas inicio de ano entre outros mês ruins no Brasil, as vezes você vende muito pouco, então é algo necessário explicar kkk. 

Os 1% que eu não apoiei é que eu não uso dinheiro do meus Pais kkk nunca usei neste caso kkk, sempre paguei do meu salario kkkk, então precisa alterar la essa opção de quem trabalha kkk.

Você explicou legal e tals, mas não passou o IP ou Site do seu Server...

podia passar?

Abraços

Link para o comentário

Realmente 99% tudo que falou é fato, tenho 3 anos de servidor e passei por tudo isso, 

passei pelos chances de desistir diversas vezes, passei pelo problema de um engraçadinho quebrar tudo ou grifar

e eu ter que refazer tudo de novo, passei por aprender a ter sempre um backup de todos meus servidores para se preciso

repor o mapa, aprendi a lidar com bot, com ataques, aprendi a programar tudo sozinho, a criar tudo sozinho, e claro sempre

tenho algumas ajudas extras, mas geralmente eu componho tudo no servidor, aprendi a lidar com Staffers, sendo eles bons, ruins

ou ate mesmo novatos que tem disposição mas precisa melhorar (nem sempre eles tem oportunidade para aprenderem sozinho, ai se

tem potencial eu ajudo), Ja tive baixas a altas, isso precisa explicar, pois é algo constante de mês a pós mês, épocas de final de ano, ferias do meio de anos, e etc,

vende bastante vips, mas inicio de ano entre outros mês ruins no Brasil, as vezes você vende muito pouco, então é algo necessário explicar kkk. 

Os 1% que eu não apoiei é que eu não uso dinheiro do meus Pais kkk nunca usei neste caso kkk, sempre paguei do meu salario kkkk, então precisa alterar la essa opção de quem trabalha kkk.

Você explicou legal e tals, mas não passou o IP ou Site do seu Server...

podia passar?

Abraços

Ainda não coloquei no ar, tempo? hahah ta 0, dividir meu tempo em aprender programação, ajudar no forum, tretar, e faculdade não é facil, alem de que tenho que cuidar da familia.

O do dinheiro dos pais foi uma brincadeira, e uma indireta para alguns usuários que se acham por ter acesso facil a hospedagens, por ter pais com situações boas, e não dão valor ao dinheiro dos mesmo.

Link para o comentário

Guest » MickCraft » xKizame »

A Hostinger possuí excelentes hospedagens para sites. O único problema é que, não possuí nada de proteção anti-DDOS.

- Tópico destacado

Virtus não hospeda site?

Link para o comentário

Guest Cskim13

Todas as dicas eu anotei no bloco de notas já fiz minhas metas para meu servidor separei umas planilha para anotar os gastos e lucros do servidor

Tem como você da um analisada no meu servidor? ;p

Link para o comentário

Guest Minecraftado_Gostosão

Precisa de algo a mais, primeiramente nunca ponha na equipe alguém de 12 anos abaixo, sem papo e sem conversa.

12 anos NÃO!

segundo, HOST sempre começe com algo que seja relativamente CxB, não inicie com 10 GB mais não inicie com 1-2. tente ser relativo.

por exemplo, em vez de comprar uma de 1 GB e colocar 30 slot's, coloque apenas 10. ou seja faça a relação de memoria Vs Players vs Plugins,mods e etc...

lembrando que o recomendado é 80 ~ 100 Mb de memoria por player, logo se tem 2 gigas, não coloque 20 Slot's, coloque 15. assim sobrara memoria para picos de players, itens, plugins e etc... muita coisa.

outro fator interessante é como o proprio autor disse, não dar permissões maximas a qualquer staffer (eu sou um dos que quer sempre permissões maximas :p, problem?).

isso é relativamente arriscado e pode dar errado.

Agora quanto a host's, amigo quem não usa não diga. por favor não fique dizendo que a melhor é a VIRTUS e a VEXGAMES, só por que você faz parte dos dois foruns, e consequentemente sabe que a uma richa entre os mesmos.

a VEX e a VIRTUS são boas, mais tem muito mais. algumas até mesmo totalmente brasileiras!

não fique nessa centralização de host's, fazendo com que novatos vá a uma das duas. propraganda é algo que o DONO do forum (Rosset) faz. ele é quem sobe sua host junto com sua equipe, não precisa propragar a host do mesmo para todos.

abs.

PS: Milagre seria se ao ler isso o Rosset não me banisse... hahaha. quem não deve não teme.

abs.

Link para o comentário

Precisa de algo a mais, primeiramente nunca ponha na equipe alguém de 12 anos abaixo, sem papo e sem conversa.

12 anos NÃO!

segundo, HOST sempre começe com algo que seja relativamente CxB, não inicie com 10 GB mais não inicie com 1-2. tente ser relativo.

por exemplo, em vez de comprar uma de 1 GB e colocar 30 slot's, coloque apenas 10. ou seja faça a relação de memoria Vs Players vs Plugins,mods e etc...

lembrando que o recomendado é 80 ~ 100 Mb de memoria por player, logo se tem 2 gigas, não coloque 20 Slot's, coloque 15. assim sobrara memoria para picos de players, itens, plugins e etc... muita coisa.

outro fator interessante é como o proprio autor disse, não dar permissões maximas a qualquer staffer (eu sou um dos que quer sempre permissões maximas :p, problem?).

isso é relativamente arriscado e pode dar errado.

Agora quanto a host's, amigo quem não usa não diga. por favor não fique dizendo que a melhor é a VIRTUS e a VEXGAMES, só por que você faz parte dos dois foruns, e consequentemente sabe que a uma richa entre os mesmos.

a VEX e a VIRTUS são boas, mais tem muito mais. algumas até mesmo totalmente brasileiras!

não fique nessa centralização de host's, fazendo com que novatos vá a uma das duas. propraganda é algo que o DONO do forum (Rosset) faz. ele é quem sobe sua host junto com sua equipe, não precisa propragar a host do mesmo para todos.

abs.

PS: Milagre seria se ao ler isso o Rosset não me banisse... hahaha. quem não deve não teme.

abs.

E quer que eu diga que uma empresa que eu não gosto é boa? Já fiz teste em varias com servidores de amigos, eram todas bugadas, as melhoresinhas que usei foram as duas, eu dei minha opinião, de acordo com o que usei, hora nenhuma disse: Vacilão, você só vai comprar na virtus ou na vex se não sua familia vai morrer depois de ser torturada e você será meu escravo pelo resto da sua vida. Não. Hora nenhuma eu forcei, eu indiquei.

Link para o comentário

Varias Vezes Eu Ja Tinha Feito Isso Tudo Mais O Server Ja Troco Tantas Vezes De Host Que Ninguem Quer Jogar Mais O Server Batia De 100 A 120 Ons Mais Agora Isso E Passado.

Otimo Tutorial =3

Editado por Gabriel52
Link para o comentário

Ótimo Tutorial, já passei por tudo que tem aí e estou agora a Recomeçar, mas bem uma das únicas coisas

que eu nunca fiz e acho que deveria começar a fazer era uma lista com "Metas" e também nunca dei stop

no servidor p colocar plugins, geralmente uso o PlugMan para dar reload a certo plugins

E até agora eu ao dar reload ao sv inteiro só bugou o MultiverseCore 1 vez, e também

Ao dar Reload no Servidor é uma boa maneira de saber se o Servidor está com erros

Ou algo, porque muitas vezes quando eu dava reload e o Servidor ia abaixo tinha que certamente

Ir checkar na consola o erro que tinha,

Ah, e outra Dica, para quem é meio que Iniciante em Servidores é bom Começar com

Alguém e não logo abrir sozinho e pah, eu no meu Primeiro Servidor não sabia nada de Configurar Servidores

Começei com uma pessoa que nem lembro como vim a começar o Servidor com ela =P (isto á 2-3 anos atrás)

E ela a poucos e poucos foi me ensinando os básicos, e através daí fui aprendendo o mais complexo

E hoje estou c ele a reabrir meu Servidor depois de 2-3 anos rss

Link para o comentário

Guest HenriqueNunes

Pra mim não ajudou em nada '-

já sei isso tudo, mas não faço pois é desnecessário algumas coisas que são anotar '- tenho tudo na cabeça e tals '- 

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...