[Matéria] Gálaxias


xHiroshi
 Share

Recommended Posts

BdQ139w.png

 

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Gálaxias

_______________________________________________________________________________________________________________

 

Gálaxias

Galáxias são aglomerados de estrelas, planetas, gás e poeira ligados pela força da gravidade e energia suficiente para formação de estrelas e planetas. Existem três tipos de galáxias: elípticas, espirais e irregulares. A nossa Galáxia é a Via Láctea, que te formato de espiral e está situada no conglomerado denominado Grupo Local, onde também está localizada Andrômeda.

Via Láctea

A distância estimada entre as duas é de 2,3 bilhões de anos-luz de distância. Existem pelo menos 100 milhões de galáxias no universo de todos os tamanhos, formas e cores. O Sol é apenas uma das 100 milhões de estrelas da Via Láctea, com a possibilidade de cada uma delas ser orbitada por planetas.


Formação das Galáxias

Os cientistas concluíram, principalmente após as observações permitidas com o telescópio Hubble, que após o Big Bang, o Universo era composto de radiação e partículas subatômicas. Após a explosão, as partículas começaram a juntar-se lentamente e de maneira gradual, formando estrelas, aglomerados de estrelas e, eventualmente, as galáxias.

As formas das galáxias são influenciadas pelo comportamento dos vizinhos. Algumas colidem. A própria Via Láctea está em rota de colisão com sua vizinha Andrômeda no Grupo Local, onde há mais 50 galáxias. Mais jovem que a Via Láctea – que é uma galáxia gigante – Andrômeda já teria batido em várias outras galáxias.


Andrômeda

A vizinha mais famosa da Via Láctea é a galáxia de Andrômeda, também chamada de M31. Andrômeda é uma galáxia gigante em formato espiral e com extensão de 2 milhões de anos-luz de distância e 61 mil anos-luz de comprimento e conta com milhares de estrelas. Além da densa matéria escura, poeira e gases, a galáxia tem dois núcleos, descoberta recente a partir das observações do telescópio Hubble.

Entre as explicações para os dois núcleos observados em Andrômeda está o fenômeno denominado “canibalismo entre galáxias”. Um dos núcleos de Andrômeda seria remanescente de uma galáxia engolida.

A Agência Espacial Norte-americana (NASA) previu em 2012 que a colisão de Andrômeda com a Via Láctea acontece em quatro bilhões de anos. A essa altura, o Sol será arremessado a uma nova região da Via Láctea, que hoje está distante 2,5 milhões de anos-luz de Andrômeda. As duas galáxias se aproximam por atração mútua gravitacional e pela matéria escura e invisível que as rodeia.

Após a colisão, as duas formarão uma galáxia única em formato elíptico e o nosso Sistema Solar ficará distante do núcleo que ocupa atualmente. Além de Andrômeda, a NASA previu que a galáxia Triangulo, também conhecida como M33, também vai colidir com a Via Láctea.

 

Fonte:CuriosidadesDaGeografia

_______________________________________________________________________________________________________________

Quem gostou da matéria deixe seu like ae

_______________________________________________________________________________________________________________

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.