Ir para conteúdo

O New Deal


DuoSkypeConfia

Posts Recomendados

OFY7J3J.png


 


O NEW DEAL


 


Enquanto a crise se alastrava pelo mundo, nos Estados Unidos, em 1932, o líder do Partido Democrata, Franklin Delano Roosevelt, foi eleito presidente da República. Sua equipe econômica adotou então as ideias do economista britânico John Maynard Keynes, que tinha previsto a crise e propunha soluções para enfrentá-la.


 


NmhU01C.jpg


Imagem de Franklin Delano Roosevelt


 


Keynes defendia que o Estado deveria intervir na economia, fazendo investimentos maciços e planejando-a de modo a garantir o emprego. Assim, no início do seu governo, Roosevelt lançou o New Deal ("Novo Acordo"), uma nova forma de gerencia a economia. Entre as suas principais medidas estava:


 


• O investimento maciço em obras públicas o governo investiu 4 bilhões de doláres em construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, hospitais, escolas, aeroportos etc. Tais obras geraram milhões de novos empregos;


 


• A destruição dos estoques de gêneros agrícolas como algodão, trigo e milho, a fim de conter a queda de seus preços;


 


• O controle sobre os preços ea produção para evitar a superprodução na agricultura e na indústria;


 


• A diminuição da jornada de trabalho com o objetivo de abrir novos postos de trabalhos. Além disso, fixou-se o salário mínimo, criou-se o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos).  Com essas medidas o desemprego diminuiu, a indústria e a agricultura recuperaram-se parcialmente, os salários pararam de cair e, a partir de 1934, a renda nacional voltou a crescer. Observe a tabela:


 


mzM3DqZ.jpg


 


No resto do mundo, os efeitos da Grande Depressão levaram milhões de pessoas a ficar sem trabalho e sem esperança. Essa situação favoreceu o surgimento de políticos e partidos autoritários que acusavam as democracias liberais de serem incapazes de resolver os poblemas da população. Para esses, a solução era um governo forte, dirigido por um líder único que fosse uma espécia de "Salvador da pátria". Surgiram, assim, inúmeros fascismos, entre os quais o fascismo italiano e o nazismo alemão.


 


Estudos recentes criticaram a ideia de que existiu um únicco fascismo (o italiano) e um só nazismo (o alemão). Para o historiador Robert Paxton, por exemplo o que existiu foram os fascismos (no plural). Embora tenham variado no tempo e no espaço, fascismos possuem algumas ideias em comum que os caracterizam.


yAC9mfa.png


Fontes: NIVEAU


Imagens: Ebah e MundoEstranho


Correção: DuoSkypeConfia


Editado por DuoSkypeConfia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...