Ir para conteúdo

[Evento Natalino] O Natal e Suas Tradições


DuoSkypeConfia

Posts Recomendados

O NATAL

 

O natal é um feriado comemorado no dia 25 de dezembro por cristões de toda parte do mundo, em alguns países é comemorado em datas diferentes como por exemplo nos países Eslavos que o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro.

Originalmente foi baseada para celebrar o Deus Sol no soltício do inverno, a festividade foi idealizada pelos cristões pela Igreja Católica no Século II para estimular a conversão dos povos pagõos sob o domínio do Império Romano, com base nisso passou a comemorar o nascimento de Jesus.

Apesar de ser uma data comemorativa por cristões  muitos dos não-cristões também participam, usam músicas típicas natalinas, fazem ceia de natal, usam decorações como, árvore de natal, pisca-piscas e chapeús. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo. Muitos que estão entusiasmados se preparando para suas celebrações de Natal prefeririam não saber sobre o significado real do feriado. Se eles conhecem a história, muitas vezes eles afirmam que sua celebração não tem nada a ver com a história e significado monstruoso do feriado. "Estamos apenas nos divertindo".

 

CTtGbBE.png

 

gMfxRvE.png

 

HISTÓRIA

 

Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro. Durante meados do inverno, os alemães homenagearam o eterno Deus pagão Oden. Os habitantes da Alemanha temiam os voos noturnos do céu. Eles costumavam pensar que o Todo-Poderoso criou isso para observar e monitorar seus povos deste mundo. Eles também pensaram que o Todo-Poderoso tinha o poder de decidir quem viveria e quem pereceria. Muitos deles decidiram ficar por dentro devido à sua presença. Lugares como Saturnalia, Roma, onde o inverno não era tão forte e cruel como os países localizados na ponta norte celebrada feriados em homenagem ao deus da agricultura , Saturno. Começando na semana que antecedeu o solstício de inverno foi um período especial quando os residentes tiveram alimentos e bebidas abundantes para comemorar. A celebração do mês teve o encanto de converter escravos para até mesmo mestres. Os camponeses costumavam controlar a cidade. Para comemorar o tempo com diversão e diversão, todas as escolas e organizações empresariais decidiram fechar as persianas. Juvenalia, a festa em homenagem aos Filhos de Roma, celebrada durante o solstício de inverno, foi também um carnaval excelente para o povo romano. Em 25 de dezembro, a classe alta de Roma costumava comemorar o aniversário do Deus infantil do sol invencível, Mithra, que nasceu de uma rocha. Foi o dia mais santificado de todo o ano para alguns romanos. A Páscoa, o feriado principal, foi celebrada nos primeiros anos do cristianismo . No entanto, o Natal ou o nascimento de Jesus não foi celebrado . Os romanos começaram a trocar presentes e visitar as casas de seus amigos e parentes durante a festa. Acredita-se que o ritual de troca de saudações e presentes durante o Natal veio de Roma.

 

O7JbuH4.png

 

gMfxRvE.png

 

SÍMBOLOS E TRADIÇÕES

 

Uma das outras tradições de Natal é a decoração de casa, prédios, estabelecimentos comerciais, empresas, postes etc. Utiliza-se enfeites como pisca-pisca, árvore de natal e guirlandas. Em alguns lugares tem até competição da casa mais decorada.

 

A. A Origem da Árvore de Natal Assim como os primeiros cristãos recrutaram pagãos romanos associando Natal com a Saturnalia, os adoradores do culto de Asheira e seus ramos foram recrutados pela Igreja sancionando "Árvores de Natal". Os pagãos há muito adoravam árvores na floresta, ou as trouxeram para suas casas e as decoraram, e essa observância foi adotada e pintada com um folheado cristão pela Igreja.

 

B. A Origem do Mistletoe mitologia nórdica conta como o deus Balder foi morto usando uma flecha de visco por seu deus rival, Hoder, enquanto lutava contra a mulher Nanna. Os rituais druidas usam visco para envenenar sua vítima sacrificial humana. O costume cristão de "beijar-se sob o visco" é uma síntese posterior da licença sexual de Saturnalia com o culto ao sacrificio druídico.

 

C. A Origem dos Presentes de Natal Na Roma pré-cristã , os imperadores obrigaram seus cidadãos mais desprezados a oferecer ofertas e presentes durante as Saturnais (em dezembro) e Kalends (em janeiro). Mais tarde, esse ritual se expandiu para incluir a doação de presentes entre a população em geral. A Igreja Católica deu a este costume um sabor cristão re-rooteando-o no suposto presente de São Nicolau.

 

X4fSzgP.png

 

gMfxRvE.png

 

PERSONAGENS LENDÁRIOS

 

A mais famosa e difundida destas figuras na comemoração moderna do Natal em todo o mundo é o Papai Noel, um mítico portador de presentes, vestido de vermelho, cujas origens têm diversas fontes. A origem do nome em inglês Santa Claus pode ser rastreada até o Sinterklaas holandês, que significa simplesmente São Nicolau. Nicolau foi bispo de Mira, na atual Turquia, durante o século IV. Entre outros atributos dados ao santo, ele foi associado ao cuidado das crianças, à generosidade e à doação de presentes. Sua festa em 6 de dezembro passou a ser comemorada em muitos países com a troca de presentes. Além do Papai Noel existe as renas que o acompanham e os duendes que também são tradicionalmente do natal.

 

qiYk1ga.png

 

gMfxRvE.png

 

O CRESCIMENTO ECONÔMICO

O natal é normalmente o maior estímulo econômico anual para muitas nações ao redor do mundo. As vendas aumentam dramaticamente em quase todas as áreas de varejo e lojas introduzem novos produtos para as pessoas comprarem, como brindes, decoração e suprimentos. Nos Estados Unidos, a "temporada de compras de Natal" começa já em outubro. Uma análise de um economista calcula que, apesar do aumento de despesa global, o natal é um peso-morto na teoria microeconômica ortodoxa, devido ao efeito de dar presentes. Esta perda é calculada como a diferença entre o que o doador do presente gasta com o item e o que o receptor teria pago pelo item. Estima-se que em 2001, o natal resultou em um peso-morto de cerca de US$ 4 bilhões só nos Estados Unidos. Por causa de fatores complicadores, esta análise é por vezes utilizada para discutir possíveis falhas na teoria microeconômica atual.

 

yMdQYFs.png

 

gMfxRvE.png

 

Fontes: WikiPedia - Simpletoremember - Theholidayspot 

Imagens: REPRODUÇÃO INTERNET

Matéria: DuoSkypeConfia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...