Ir para conteúdo

O Crescimento do Mercado de Trabalho na área de TI

DuoSkypeConfia

Posts Recomendados

O CRESCIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO NAS ÁREAS DE TI NO BRASIL E AS PROFISSÕES EM ALTA

A globalização vem causando grandes avanços em nossa sociedade atual, no qual novas tecnologias vem sendo apresentadas no mercado diariamente, principalmente no Brasil na área de jogos eletrônicos, componentes e acessórios para smartphones. O mercado de jogos foi um dos fatores em que levou o governo a reduzir os impostos sobre esses produtos em cerca de 16% a 40%.

2016-03-18-1.jpg.674a39714fffaaf4d2d99c135c6a61af.jpg

E ai que surge as vagas para as áreas de Informática e TI no Mercado de Trabalho, no Brasil são empregados cerca de 1,3 milhões de profissionais nessas áreas e cada vez mais as empresas buscam contratar pessoas novas, visto que há a necessidade de controle de dados, manutenção e prevenção de fraudes. O gráfico abaixo mostra que os empregos na área de TI teve um aumento significativo nos anos de (2006-2016) no Paraná veja abaixo:

image3.jpg.941f22f6c5a5067c1dfc96731453b5a2.jpg

Algumas profissões que estão em alta em 2019 na área de TI são as seguintes:

·        Cientista de Dados

·        Gerente de Segurança da Informação

·        Gerente de Expansão de TI

·        Desenvolvedor de Sites

·        Desenvolvedor de Softwares

·        Desenvolvedor Mobile

·        Técnico em Redes de Computadores

Os salários desses profissionais de acordo com o site VAGAS depende muito em que departamento ele vai atuar e de que empresa ele vai pertencer, mas com um levantamento em sites que acompanha o Mercado de Trabalho e Salários no brasil, um salário mediano é de R$ 1.935 podendo chegar até R$ 10.000,00 e variando de acordo com o tipo de trabalho empregado.

grafico-mc3a9dia-salarial.jpg.484615f65afbf0814a4830b72b4d969d.jpg

E para conhecermos melhor esse ramo, vamos entrevistar um profissional na área de TI que trabalha como Desenvolvedor de Sistemas em uma empresa multinacional, conheça o Alexandre Ferreira de 19 anos.

Entrevistador – Com o que você trabalha e porque se interessou por essa área?

Alexandre Ferreira – “Trabalho com Programação e Desenvolvimento de Sistemas mas tudo da área “nois quebra um galho[...]” Me interessei na área de tecnologia des dos meus 10 anos com montagem de computador, como funciona etc, e com 12 comecei a gostar de programação, principalmente por poder criar coisas que eu tive a ideia, colocar minhas ideias para funcionar e resolver o problema das pessoas com elas.”

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.png.89b6d32ac7958a25b3bb0751b460d83f.png

Entrevistador - Pretende fazer e/ou já tem outras faculdade correspondente a essa área?

Alexandre Ferreira – “Faço faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, mas eu não acho tão necessário, prefiro muito mais algum curso da área.”

Entrevistador - Quem foi sua inspiração para entrar nesse Mercado de TI?

Alexandre Ferreira – “Acho que inspiração não tive nenhuma pra adentrar a área, foi mais questão de gostar de fazer coisas novas e próprias.”

Entrevistador - O que acha do futuro dessa área de TI fale um pouco sobre ela e como acha que vai ser daqui a um tempo.

Alexandre Ferreira – “Acho que é uma das áreas que mais cresce, em questão de evolução da área e questão do mercado para vagas e salarios. É uma área que muda constantemente, que demanda de pessoas que estudam sempre coisas novas. Acho que daqui uns anos terá novas tecnologias como sempre acontece e cada vez mais profissionais na área. Pois a tecnologia substitui muitos tipos de trabalhos.”

Como podemos perceber, grande parte de pessoas que querem ingressar nessas áreas aprendem sem ao menos ter um curso presencial ou uma faculdade, de acordo com o Alexandre Ferreira uma pessoa não é capacitada apenas por concluir uma prova e sim por demonstrar suas habilidades em prática. E você concorda com essa frase?

Fontes: Catho, ItiMidia, Exame Abril, G1, VAGAS e Guia da Carreira

Imagens: Internet

Alexandre Ferreira (AlexHackers)

Editado por DuoSkypeConfia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...