Ir para conteúdo

[Dicas] Montando uma equipe unida e eficiente

gaalaxY

Posts Recomendados

Olá pessoal, vejo que muitos donos de servidores e administradores criam tópicos aqui nesta área buscando membros para suas equipes, com isso, resolvi criar este tópico para auxilia-los com algumas dicas. Confiram abaixo.

1- Sempre ter uma base de equipe: É sempre bom para os cargos de diretor e sub-diretor/gerente, ter membros de sua confiança que já trabalharam com você anteriormente e possuem uma boa amizade, similar ao que faço aqui na Gamer's Board, onde eu coloco na coordenação apenas membros de confiança e que não terão conflitos com a administração, afinal, você não vai querer um "bina" que vá sempre no oposto a suas decisões gerenciando o seu servidor e a sua equipe. Isso não significa que você só vai promover amigo e esquecer o mérito, mas tente equilibrar ambos e criar uma relação de amizade entre você e a equipe de gestão.

2- Sobre os formulários: Na minha visão, o formulário serve apenas para avaliar a escrita, até porque, ali a pessoa vai ter tempo para pensar e rever o que ela irá apresentar. Inicialmente, observo o nome da pessoa; Se ela não souber colocar o próprio nome com iniciais maiúsculas, que é algo que você aprende na alfabetização, não me dou o trabalho de terminar de ler. Do contrário, passo o olho no formulário e se o membro "Escreve Com Toda Inicial De Palavra Da Frase Maiúscula" ou não sabe usar pontuações, eu o descarto. Se aparentemente tiver tudo em ordem, avalio o texto "Por que gostaria de fazer parte da staff?" e se me convencer, chamo pra entrevista. Em um servidor que eu gerenciei a equipe no passado, havia uma média diária de 80 formulários, onde 5 eram chamados para entrevista e 2 ou 3 ingressavam de fato na equipe.

3- Tempo de promoção: Tente ter um padrão de tempo de promoção e quantidade de membros por cargo, por exemplo: Ajudante > Moderador (15~30 dias), sendo 15 dias o mínimo e 30 o máximo esperado, podendo ultrapassar. Isso é bom para ganhar o apoio da sua própria equipe e evitar benefícios por afinidade. Sobre os cargos, na direção eu mantenho no máximo 1 ou 2 diretores além de mim, de 2 a 3 sub-diretores (gerentes), 5 a 7 administradores e infinitos moderadores e ajudantes, mas isso vai de cada um, pois cada servidor tem sua demanda, isto é, um servidor com 1000+ players online não consegue operar com apenas 5 moderadores.

4- Do gerenciamento de conflitos: Se você conseguir entender isso e explicar a sua equipe, já terá meio caminho andado. Dentro disso, devemos saber separar o meio exterior com o ambiente de trabalho e as pessoas ao seu redor. Nunca deve-se prejudicar os interesses de seu trabalho (seu servidor) para causar efeitos negativos em outra pessoa. Mesmo que não goste de x ou y pessoa, respeite-a e trate-a bem, isto não significa forçar amizade, mas sim proporcionar um ambiente de trabalho agradável para ambos e as pessoas ao redor. Ademais, se deixarem intrigas do lado de fora e buscarem o bem do servidor como um todo, terão muito menos problemas de relacionamento e conduta do que a maioria das equipes tem. No mais, o princípio básico de liderança diz "Elogie em público e repreenda em particular". Nunca exponha um colaborador e seu erro, mas sempre enalteça seus acertos para que outros busquem ter a mesma aprovação.

5- Do trabalho conjunto: O trabalho em equipe não só é importante, como é imprescindível. Um administrador não poderia cuidar de um servidor sem seus auxiliares, assim como os cargos inferiores não poderiam cuidar de um servidor sem seu responsável. Todos exercem funções importantes dentro da equipe, só que claro, algumas tem mais prestígio que outras.

6- Das tomadas de decisões: Se você é um staff-manager, de fato está em um cargo alto e alguns momentos é normal se encontrar em situações que você precisa tomar uma decisão difícil que pode acarretar em diversos fatores, inclusive pesar no seu próprio cargo, mas para isso, sempre leve em consideração dois fatores: - Efeitos de impacto no servidor como um todo; - Efeitos de impacto nos colegas de trabalho ao meu redor. Ao tomar uma decisão que esteja em sinergia com esses dois pontos, você não terá problema algum quanto a ela.

Enfim, é isto. Caso possuam dúvidas, basta comentar aqui no tópico que eu mesmo responderei. 

Atenciosamente,
zGalaxyIIZBII

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a dica. Realmente, muitos servidores tem a equipe muito mal gerenciada, o que acaba desanimando os jogadores. Vou complementar o tópico, e dar algumas dicas que eu mesmo uso para gerenciar minha equipe e organizar ela:

- Defina funções: é importante você definir as funções para cada cargo e membro, para gerenciar melhor as áreas do servidor. Ex: Gerente Fulano é responsável pelos youtubers, Gerente Deltrano é responsável pelo gerenciamento da equipe, etc...

- Planilhas: pode parecer chato, mas ter planilhas ao seu lado é essencial. Faça planilhas simples, com a lista dos membros de sua equipe, as respectivas funções, meios de contato, etc...

- Introdução na equipe: não é só chamar o cara e setar uma tag, você tem que explicar como funciona a equipe, explicar tudo, para que o novato não fique perdido e faça coisas erradas, por isso, recomendo o Google Docs para fazer um documento de introdução, explicando os sistemas do servidor, tudo!

Bom, tem mais coisas que eu faço pra gerenciar minha equipe, mas n vou citar tudo aqui kkkk.

Link para o comentário

Rapaz, tem um cara(bernardopmbr) que era foda kkkkk, seguiu gerenciando o server dele por uns 4 anos com apenas quatro membros na equipe, acredito eu que nós 2 primeiros anos era apenas ele que comandava tudo... e depois entraram dois moderadores, porém apenas um subiu de cargo pra admin na epoca e depois de um bom tempo em, minha dúvida era como ele aguentou tanto tempo sem recrutar membros.

Link para o comentário

9 horas atrás, TREMOR disse:

Rapaz, tem um cara(bernardopmbr) que era foda kkkkk, seguiu gerenciando o server dele por uns 4 anos com apenas quatro membros na equipe, acredito eu que nós 2 primeiros anos era apenas ele que comandava tudo... e depois entraram dois moderadores, porém apenas um subiu de cargo pra admin na epoca e depois de um bom tempo em, minha dúvida era como ele aguentou tanto tempo sem recrutar membros.

Antigamente ser staff solo era fácil, principalmente para o PvPLovers que era um servidor que não dava problemas.

Link para o comentário

ARQUIVAMENTO DE CONTEÚDO

O tópico foi arquivado. A partir deste momento, não será mais possível editar ou adicionar novos comentários. Caso precise de informações adicionais, por favor, entre em contato com a equipe da comunidade.

Equipe de Moderação
Gamer's Board
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...