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Mojang VS. Pay to Win


Suny

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Olá, estou sumido a um bom tempo pois mudei de ramo e não acesso muito o minecraft em geral.
Mas recentemente montei uma maquina de hospedagem pessoal em casa e pensei em criar um novo servidor de minecraft já que eu teria custo quase 0.
Mas logo desisti depois que pesquisei e vi que servidores como o sky que estão sendo praticamente desmontados pela mojang e sua regra anti Pay to Win,
Hoje em dia não parece ser mais lucrativo ter um servidor, limitações de vendas e o que você pode vender de previlegios no servidor etc tornando somente coisas cosmeticas permitidos torna inviavel manter um servidor pequeno/medio com fluxo monetarios baixos por falta das coisas que podemos vender não ser tão chamativa.

A Mojang só está conseguindo manter essa regra por conseguir banir o dominio/ip do servidor de ser acessado por jogadores caso quebrem as regras,
Mas e se fosse possivel contornar isso?
E se alguem tivesse uma iniciativa de criar um launcher que consiga burlar esse ban?
Talvez um launcher que não passe pelos servidores da mojang ( se possivel )
Um que se conectasse direto ao servidor, mesmo que se tivesse a perda de UUID's e só possivel usar contas não originais, isso seria possivel?
Criando um launcher possivelmente open source?

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Oi, não interajo muito aqui, mas achei seu tópico interessante.
Vamos lá:

Apesar de uma máquina ser essencial, não é tudo para hospedar algo. Além de, claro, uma rede confiável e boa (como é um projeto pequeno, você muito provavelmente não vai precisar de um link dedicado, também não conseguiria manter inicialmente. Então vamos esquecer coisas como redundância de energia e rede por enquanto.), você muito provavelmente teria muitos problemas com ataques, coisa que uma infra residêncial não é boa em combater.

Sobre as novas regras da Mojang eu não posso opinar, não sei sobre elas.

Na questão de burlar o banimento da Mojang: Sim, é possível. E é (quase) isso que os launchers piratas fazem.

Endpoint que lista os servidores bloqueados: https://sessionserver.mojang.com/blockedservers
(você pode ler mais sobre na wiki: https://wiki.vg/Mojang_API#Blocked_Servers)

O client basicamente faz uma requisição (a hora que é feita não sei te informar) e verifica ao entrar no servidor.

Bloqueando esse endpoint (e talvez fazendo algumas modificação a mais) você consegue burlar isso.


Problemas:

Os jogadores precisariam utilizar este jogo modificado, perderia uma grande parcela de público. Uma possível solução seriam os launchers piratas famosos já existentes implementarem esse bypass, mas aí vem o próximo (possível) problema;

Legalidade. Apesar da Mojang "não ligar" muito para os launchers piratas (não posso confirmar isso), burlar esse bloqueio seria ilegal. E pra isso a Mojang ligaria;

Outro problema que eu acredito ser menos importante são os jogadores originais, por mais que estejam em menor número, existem. Burlando essa verificação, eles perderiam acesso aos servidores originais. É um problema com fácil solução, mas ainda é um problema.

 

Soluções:

Mudar o domínio. O bloqueio é feito pelo domínio do servidor. Se você mudar, não estará mais bloqueado.

Lógico que caso volte a praticar atos que eles consideram incorretos, será bloqueado no novo domínio. Mas é uma solução.

Um dos servidores que fizeram isso foi o Mush.

de2cbbda331606a68ec2f88827f06e24cc5d0a24:*.mushmc.com.br - Domínio bloqueado pela Mojang (com hash)
Não sei muito sobre o caso, mas aparentemente foi removido da blacklist (visto que está acessível).

Achei algumas mensagens no fórum dele sobre "adaptação do EULA", então provavelmnete foi o caso.

 

Peço desculpa de antemão se me equivoquei em alguma parte, não sou especialista em nada, apenas entusiasta.

Boa sorte com sua pesquisa e possível servidor.

 

EDIT: Dei uma olhada no tópico sobre o banimento e ajustes da RedeSky agora. Realmente achei BEM absurda algumas coisas na visão de um dono de servidor, ainda mais um servidor pequeno. Coisas bobas como vida de mobs não poderem ser editadas é muito tosco, na minha opinião. Eu acho que a Mojang não deveria ser intrometer nesses casos pequenos, ainda mais aplicar uma punição sem ao menos um aviso. (Não achei nada sobre um aviso, se houver um, equivoco meu)

Editado por candidovitu
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38 minutos atrás, candidovitu disse:

Oi, não interajo muito aqui, mas achei seu tópico interessante.
Vamos lá:

Apesar de uma máquina ser essencial, não é tudo para hospedar algo. Além de, claro, uma rede confiável e boa (como é um projeto pequeno, você muito provavelmente não vai precisar de um link dedicado, também não conseguiria manter inicialmente. Então vamos esquecer coisas como redundância de energia e rede por enquanto.), você muito provavelmente teria muitos problemas com ataques, coisa que uma infra residêncial não é boa em combater.

Sobre as novas regras da Mojang eu não posso opinar, não sei sobre elas.

Na questão de burlar o banimento da Mojang: Sim, é possível. E é (quase) isso que os launchers piratas fazem.

Endpoint que lista os servidores bloqueados: https://sessionserver.mojang.com/blockedservers
(você pode ler mais sobre na wiki: https://wiki.vg/Mojang_API#Blocked_Servers)

O client basicamente faz uma requisição (a hora que é feita não sei te informar) e verifica ao entrar no servidor.

Bloqueando esse endpoint (e talvez fazendo algumas modificação a mais) você consegue burlar isso.


Problemas:

Os jogadores precisariam utilizar este jogo modificado, perderia uma grande parcela de público. Uma possível solução seriam os launchers piratas famosos já existentes implementarem esse bypass, mas aí vem o próximo (possível) problema;

Legalidade. Apesar da Mojang "não ligar" muito para os launchers piratas (não posso confirmar isso), burlar esse bloqueio seria ilegal. E pra isso a Mojang ligaria;

Outro problema que eu acredito ser menos importante são os jogadores originais, por mais que estejam em menor número, existem. Burlando essa verificação, eles perderiam acesso aos servidores originais. É um problema com fácil solução, mas ainda é um problema.

 

Soluções:

Mudar o domínio. O bloqueio é feito pelo domínio do servidor. Se você mudar, não estará mais bloqueado.

Lógico que caso volte a praticar atos que eles consideram incorretos, será bloqueado no novo domínio. Mas é uma solução.

Um dos servidores que fizeram isso foi o Mush.

de2cbbda331606a68ec2f88827f06e24cc5d0a24:*.mushmc.com.br - Domínio bloqueado pela Mojang (com hash)
Não sei muito sobre o caso, mas aparentemente foi removido da blacklist (visto que está acessível).

Achei algumas mensagens no fórum dele sobre "adaptação do EULA", então provavelmnete foi o caso.

 

Peço desculpa de antemão se me equivoquei em alguma parte, não sou especialista em nada, apenas entusiasta.

Boa sorte com sua pesquisa e possível servidor.

Então, eu voltei recentemente a olhar como seria um servidor hoje em dia no minecraft já que estou um bom tempo distante da cena.

Sobre a hospedagem propria que tenho em casa não tenho problemas já que resolvi tudo, em questão de ataques já tenho um servidor proxy e anti-ddos contratado que utilizo já que hospedo alguns projetos e jogos pessoas nesse meu servidor, internete não tenho problemas com ela e energia é fora do assunto, não mudaria muito o consumo já que meu servidor e pc não dorme mesmo haha

Mas sobre a Mojang e o Pay to Win, só queria iniciar uma discussão para saber e entender mais sobre essa regra da Mojang.
Até porque quando eu jogava ela já existia pôrem não era imposto.

O interessante do que você falou e que eu nem pensei especificamente com os jogadores originais.
Para eles seria como o servidor nem existisse, certo?
Um problema é com o crescimento organico de um servidor, os jogadores com clientes alternativos iriam poder entrar no servidor já os jogadores originais pensariam que o servidor nem existisse.

Além do client alternativo não tenho muitas ideias de contornar.
Talvez bloqueando o ping da mojang no dominio do servidor?

Sobre o redestone lá, porque não estão na blacklist?
Estão conseguindo se esquivar ou e só questão de tempo?

Editado por Suny
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Sobre o redestone lá, porque não estão na blacklist?
Estão conseguindo se esquivar ou e só questão de tempo?

Não estou muito por dentro da comunidade e só conheço a Redestone por nome.

Mas, se pegou a RedeSky, acredito que se a Redestone não se adequar a EULA, é uma questão de tempo.

 

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Talvez bloqueando o ping da mojang no dominio do servidor?

A verificação é feita no client, então seria bloquear a requisição no client. Mas tem os transtornos já citado.

 

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O interessante do que você falou e que eu nem pensei especificamente com os jogadores originais.
Para eles seria como o servidor nem existisse, certo?
Um problema é com o crescimento organico de um servidor, os jogadores com clientes alternativos iriam poder entrar no servidor já os jogadores originais pensariam que o servidor nem existisse.

Não sei como seria sua ideia de crescimento orgânico no Minecraft, mas, de qualquer forma, com o bloqueio ficaria impossível.

 

EDIT: Verifiquei a RedeSky e está acessível (em todos domínios: redesky.com, redesky.net e redesky.gg, o atual.), então não deve ser muito difícil para alterar o servidor e recorrer. (Em caso de servidor grande, claro)

Editado por candidovitu
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