Ir para conteúdo

[Aula GUI] Quer fazer um MenuGUI em script e não sabe como? Clique e veja! [Tutorial mais completo de MenuGUI]

!Afonso

Posts Recomendados

Aula GUI - Como fazer uma GUI em script?

Bom, primeiramente eu sou o AfonsoSK(!Afonso) na gamersboard e hoje vou ensiná-los como fazer uma GUI no minecraft em script. Um resumo básico: GUI é quando você digita um comando e aparece como se fosse um bau virtual onde você pode clicar e ver comandos, infos, clicar e exécutá-los, etc.

Primeiro passo:

Você deve colocar para abrir um baú, definir o nome do baú(chest) e quantas linhas(rows) terão na GUI.

open chest with 1 row named "Afonso" to player

Segundo passo:

>>Fechando o menu ao executar o comando.

Você deve formar os espaços(slots) baseado no que você quer que eles façam. Os slots são baseados em zero, o que logo significa que slot 0 é o primeiro slot na parte superior mais à esquerda. Eu coloquei um exemplo abaixo que vai mostrar uma bedrock nomeada que ao clicar nela eu executarei um comando com a lore "Bederoqui", que no exemplo abaixo coloquei um simples, como o famoso "/spawn"

format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoqui" to close then run [make player execute command "/spawn"]

Logicamente ao clicar a gui será fechada, pois tem o close then run e logo após tem o make player execute command, que é pro jogador executar o comando, mas da pra por console, exemplo se eu tivesse com um plugin/script que precisaria usar money pra clicar ficaria >> [make console execute command "money take %player% 1000], como se o console tirasse tal money do player ou fizesse tal função na qual você colocaria no script, podem ser diversas funções.

>>Não fechando o menu ao executar o comando.

Esse exemplo irá fazer um slot que ao clicar no item a gui não será fechada e mesmo assim executará o comando, é bom para animação no menu ou para outras páginas do menu. Este exemplo eu fiz em um slot diferente com item diferente e um nome/comando diferente.

format slot 1 of player with redstone named "Pagina 2" with lore "clique aqui" to run [make player execute command "/menuguiredstone pagina2"]

Isso vai fazer com que o menu gui não feche e obviamente você teria que criar o comando sem ser por gui, e obviamente não deixar seus players saberem do comando. (Poder até pode, mas aí eles não usariam a gui para executar o comando.) 

>> Deixando um slot reservado sem comandos(útil para ficar bonito)

Isso vai fazer um slot pra não fazer nada, não vai executar comandos e nem vai fechar o menu. É muito bom para espaços reservados. Observe o exemplo:

format slot 0 of player with glass pain named "Espaco Reservado" with lore "Espaco Reservado" to be unstealable

>>E por fim este fechará o menu

Apenas fechará o menu e nada mais.

format slot 0 of player with coal named "fechar" with lore "clique aqui" to close

Resumo Básico para relembrar o que aprendeu:

Abrir báu:

open chest with 1 row named "NomeDoBau" to player

Slot para executar comando e fechar:

format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoItem" with lore "OqueEstaráEscritoNoItem" to close then run [make player ou console execute command "comando" para console e "/comando" para player]

Slot para não fechar/mudar de página:

format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoItem/Pagina" with lore "Oque estar escrito" to run [make player/console execute command "o comando"]

Slot para deixar um espaço reservado:

format slot (slot) of player with (item) named "NomeDoEspaçoReservado" with lore "OqueEstarEscrito" to be unstealable

Slot apenas para fechar o menugui:

format slot (slot) of player with (item) named "NomeEscrito" with lore "OqueEstarEscrito" to close

Realmente, se você gostou do tutorial e achou muito útil ajuda com um curtir, pois é de graça, a mão não cai e perdi meu tempo para ajudar pessoas que necessitam de ajuda e essas pessoas uma delas podem ser você, e mesmo se não gostou ou não achou útil, ajudar com um mísero like não custa nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

command /ajuda:

trigger:

open chest with 1 row named "&9Ajuda" to player

wait 5 tick

format slot 0 of player with sign named "&cReparar" with lore "&cReparar Itens" to close then run [make player execute command "/fix all"]

format slot 4 of player with sign named "&cWarps" with lore "&cWarps" to close then run [make player execute command "/warps"]

format slot 9 of player with sign named "&cKits" with lore "&cSeus Kits" to close then run [make player execute command "/kits"]

format slot 2 of player with ender chest named "&cEchet" with lore "&cGuarde Seus Itens" to close then run [make player execute command "/echest"]

Editado por zGholDev_
Link para o comentário

Bom tutorial , já existia um tutorial no forum de menu gui

mas gostei do seu ta mais explicativo !

Oloco nem sabia, kkkkkkkkkkkkkk Vlw

Afonso To aprendendo oia:

command /ajuda:
    trigger:
        open chest with 1 row named "&9Ajuda" to player
	wait 5 tick
	format slot 0 of player with sign named "&cReparar" with lore "&cReparar Itens" to close then run [make player execute command "/fix all"]
	format slot 4 of player with sign named "&cWarps" with lore "&cWarps" to close then run [make player execute command "/warps"]
	format slot 9 of player with sign named "&cKits" with lore "&cSeus Kits" to close then run [make player execute command "/kits"]
	format slot 2 of player with ender chest named "&cEchet" with lore "&cReparar Itens" to close then run [make player execute command "/echest"]

Aí sim mlkao!! Por que está Echet, mas aí tá escrito reparar itens?

Link para o comentário

tipo eu clico com o botão direito do mause em uma espada de madeira e ir para outra pagina com outros itens entendeu ?

direito ou esquerdo ?

ué, da sim.. em vez de você colocar como página 2 você configura de outro jeito com outros itens e funções!!

Link para o comentário

on right click: ou on left click: (os eventos)

Valeu post muito bom só que tenho outra duvida '-', tipo em um item queria assim se o player tiver a perm: gui.oi o nome fica: Com Perm, Se o player não tiver fica: Sem perm

tem como me disser como posso fazer isto ?

Link para o comentário

Valeu post muito bom só que tenho outra duvida '-', tipo em um item queria assim se o player tiver a perm: gui.oi o nome fica: Com Perm, Se o player não tiver fica: Sem perm

if player has permission "bederoqui.adm":
    format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoquicomperm" to close then run [make player execute command "/spawn"]
else:
    format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoquisemperm" to close then run [make player execute command "/spawn"]
Editado por !Afonso
Link para o comentário

if player has permission "bederoqui.adm":
    format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoquicomperm" to close then run [make player execute command "/spawn"]
else:
    format slot 0 of player with bedrock named "Bederoqui" with lore "Bederoquisemperm" to close then run [make player execute command "/spawn"]

Valeu Mano Melhor Skrpiter Like !

Link para o comentário

haha é nóis <3

ERROR Can't understand this condition/effect: format slot 10 of player with a madeira named "&bBásicos" with lore "&7Kits básicos do servidor!" to close then run make player execute command "ad1" (Gui.sk, line 18: format slot 10 of player with a madeira named "&bBásicos" with lore "&7Kits básicos do servidor!" to close then run make player execute command "ad1"') 28.12 13:49:09 [server] INFO Encountered 1 error while reloading Gui.sk

Sabe me dizer porque esse erro ?

Editado por Joao5567
Link para o comentário

ERROR Can't understand this condition/effect: format slot 10 of player with a madeira named "&bBásicos" with lore "&7Kits básicos do servidor!" to close then run make player execute command "ad1" (Gui.sk, line 18: format slot 10 of player with a madeira named "&bBásicos" with lore "&7Kits básicos do servidor!" to close then run make player execute command "ad1"') 28.12 13:49:09 [server] INFO Encountered 1 error while reloading Gui.sk

Sabe me dizer porque esse erro ?

printa no joguinho, tá feio de ver, mas posta lá em duvidas que é mais fácil.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, a class='ipsType_brandedLink' href='https://gamersboard.com.br/login/' data-ipsDialog data-ipsDialog-size='medium' data-ipsDialog-title='Sign In Now'>acesse agora para postar com sua conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...