Ir para conteúdo

O por quê de não user skript

Guest LurionK

Posts Recomendados

Guest LurionK

Por que não utilizar skript?

Recentemente percebi que uma das maiores comunidades de compartilhamento de skripts, é a gamersboard.

Logo me fez pensar que o skript faz tanto sucesso no Brasil, justamente pela preguiça do brasileiro de aprender uma linguagem de programação, e resolver utilizar uma linguagem utilizada somente naquele tipo de situação e que possui diversas falhas, causar lag e precisar de add-ons para ter funções essenciais do Minecraft. Sem contar que esses add-ons, na maioria, são incompatíveis com outros plugins.

"A mas skript não causa lag"

Sim, eles causam lag. O skript roda somente uma thread, o que faz o processamento de qualquer máquina explodir. A unica razão para utilizar se utilizar skript, é pra fazer algo complexo, mas algo complexo causa lag, o que torna inviável o uso de skript pra qualquer coisa. Até em códigos menores, há falhas que permitem o player derrubar o servidor. Um simples menu em gui, precisa do add-on SkQuery, e o menu em gui ainda tem o bug de poder-se remover os itens dele (Deve haver outro add-on capaz de fazer um menu gui sem esse bug, mas não vi nenhum tutorial brasileiro sobre).

"Fazer skripts é mais facil"

Pode até ser mais fácil fazer skripts, porém o player não quer saber se o skript/plugin é facil/dificil/complexo/chato de se fazer, ele quer que funcione bem, e que não comprometa o desempenho do servidor.

Por que utilizar a Bukkit API?

O tempo gasto que você perde tentando aprender skript, você pode aprender sobre Bukkit API, que por ser programado em Java, é uma linguagem compilada. Se você aprende a utilizar Java, você não está preso somente a Bukkit API ou a programar plugins de Minecraft, você pode utilizar outras API, ou até fazer mods, e se realmente saber sobre Java, pode fazer outros projetos fora do minecraft.

Editado por LurionK
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nice! ótimo tópico!

sempre achei o skript nojento e muito incompleto.

Incompleto ele não é, mas que é cheio de erro e causa lag eu posso afirmar que sim. Em meu servidor estou evitando o maximo o uso de Skript e de Addons dele so uso o skript apenas para 2 comandos e olha que verifiquei tudo pra ver se dar erro, ainda bem que n deu, mas se for um skript com grande extensão de códigos, é provavel que possa ter erro que possibilita o jogador crashar o servidor, então eu so acho o Skript nojento mesmo mas incompleto eu nao concordo

Link para o comentário

Guest LurionK

Incompleto ele não é, mas que é cheio de erro e causa lag eu posso afirmar que sim. Em meu servidor estou evitando o maximo o uso de Skript e de Addons dele so uso o skript apenas para 2 comandos e olha que verifiquei tudo pra ver se dar erro, ainda bem que n deu, mas se for um skript com grande extensão de códigos, é provavel que possa ter erro que possibilita o jogador crashar o servidor, então eu so acho o Skript nojento mesmo mas incompleto eu nao concordo

Do que adianta ser completo, se fizer um código com mais de 100 linhas é provável que der lag

Link para o comentário

UP ^^

Quando  um skript poder desativar a AI de um mob, dar hook em outros plugins (McMMO, Factions, SimpleClan), ter acesso a mysql e etc sem usar 200 addons, eu apago esse post

Link para o comentário

Engraçado geral fala sobre LAG em skript uso meu servidor 70% é SK nunca vi um lag timings sempre 18* 18* 18* 100ms Canada engraçado mesmo em to esperando alguém me mostrar um servidor todo fudido e lagado com o skript.

Link para o comentário

Resposta da primeira estrofe:

Script faz muito sucesso por aqui sim, porém a gamersboard perde pra muitas comunidades de script, como a dos EUA, da França e da Rússia que são mais divulgadores ainda de scripts, sim o brasileiro tem preguiça, mas para minecraft não precisa ficar quebrando a cabeça. Não causa lag, e o que que tem precisar de add-ons? Sim... é uma desvantagem, mas um add-on pode suportar muitos scripts, ao invés de você alocar muito seu espaço com plugins. E quais os add-ons que são imcopatíveis com a "maioria" dos plugins ?

Resposta da segunda estrofe:

Skript causa o mesmo tanto de lag que um plugin causaria analisando bem de perto. Uma thread não faz nada disso, porque thread é um pequeno programa que trabalha como um subsistema, sendo uma forma de um processo se autodividir em duas ou mais tarefas. É o termo em inglês para Linha ou Encadeamento de Execução. Os threads possuem vantagens e desvantagens ao dividir um programa em vários processos. Para um jogo como minecraft e as funções que o script precisaria, uma thread já é o suficiente. Essa parte de única razão não gastarei meu teclado. Que códigos menores possuem falhas pro player derrubar o servidor ? Bug de poder remover o item da gui ? Porque você não baixa o SkQuery, o Skript 2.2, meu script AfonsoBancoGUI e não faz o teste ?

Resposta da terceira estrofe:

Concordo, porém script bem feito não compromete o desempenho.

Resposta da quarta estrofe:

Primeiramente, todos nós devíamos aprender "Inglês" que é a principal língua do mundo. Se você sabe inglês é muito fácil de aprender script e mano, se o jogador quer apenas aprender a programação pro Minecraft não vejo problemas em aprender o Script, porque percebi que você não sabe por estar falando essas coisas. Realmente Java é bem melhor..

Extra:

Link para o comentário

Engraçado geral fala sobre LAG em skript uso meu servidor 70% é SK nunca vi um lag timings sempre 18* 18* 18* 100ms Canada engraçado mesmo em to esperando alguém me mostrar um servidor todo fudido e lagado com o skript.

18? Você sabe que se o TPS do seu servidor está em 18 quer dizer que ele está com lag né?

___

Scripts (para o Skript) sempre serão piores que um código compilado para bytecode, a JVM sabe otimizar muito bem códigos feitos em Bytecode (Java, Kotlin, etc) e como script é uma linguagem interpretada e não compilada... ¯\_(ツ)_/¯

Você pode fazer um script "bem feito" mas não irá mudar nada, um código mal feito em Java tem mais chances de rodar melhor que esse script pois o JVM irá otimizar o código durante o runtime do plugin.

Eu parei de usar Skript e não me arrependo, consigo fazer coisas maiores e melhores em Java/Kotlin do que em Skript. (e ainda, eu posso usar Java/Kotlin para várias outras coisas não relacionadas com Minecraft, tanto que o website do meu servidor/meu website/website do meu bot/meu bot para o Discord e um monte de outras coisas eu fiz usando Java/Kotlin, coisas que eu nunca iria conseguir fazer se eu ficasse preso ao Skript...

...e pensar que eu parei de usar Skript só porque as threads do SkQuery são horríveis e gastam toda a CPU do servidor. :p (e ainda bem que eu parei!)

Editado por MrPowerGamerBR
Link para o comentário

18? Você sabe que se o TPS do seu servidor está em 18 quer dizer que ele está com lag né?

___

Scripts (para o Skript) sempre serão piores que um código compilado para bytecode, a JVM sabe otimizar muito bem códigos feitos em Bytecode (Java, Kotlin, etc) e como script é uma linguagem interpretada e não compilada... ¯\_(ツ)_/¯

Você pode fazer um script "bem feito" mas não irá mudar nada, um código mal feito em Java tem mais chances de rodar melhor que esse script pois o JVM irá otimizar o código durante o runtime do plugin.

Eu parei de usar Skript e não me arrependo, consigo fazer coisas maiores e melhores em Java/Kotlin do que em Skript. (e ainda, eu posso usar Java/Kotlin para várias outras coisas não relacionadas com Minecraft, tanto que o website do meu servidor/meu website/website do meu bot/meu bot para o Discord e um monte de outras coisas eu fiz usando Java/Kotlin, coisas que eu nunca iria conseguir fazer se eu ficasse preso ao Skript...

...e pensar que eu parei de usar Skript só porque as threads do SkQuery são horríveis e gastam toda a CPU do servidor. :p (e ainda bem que eu parei!)

Script se o indivíduo só quer pro servidor minecraft não vejo problemas. Lembro que te avisava quando você era famoso por postar script de eventos.. Quem quer saber como funciona é só ir no meu tutorial http://gamersboard.com.br/topic/41786-explicando-a-discuss%C3%A3o-sobre-o-desempenho-do-script-completo-debate/

Link para o comentário

Só pelo fato de que Java é uma linguagem de programação, já o torna superior a qualquer coisa.

Java mora no coração <3

Java > all

@Topic

Ótimo tópico, excelente colocação na parte de BukkitAPI

Link para o comentário

Cara, sinceramente, Skript não é um monstro de 7 cabeças como você está dizendo...

Acho que para alguns tipos de servidores, Skript é sim essencial, como por exemplo, FullPvP, Prision ou até RankUp, que tem cheio de bobagenzinhas e afins que script possibilita adicionar...

Não gosto de usar muitos scripts, principalmente grandes, mas um alí, um aqui, um comandinho lá, não vai causar lag..

Link para o comentário

ARQUIVAMENTO DE CONTEÚDO

O tópico foi arquivado. A partir deste momento, não será mais possível editar ou adicionar novos comentários. Caso precise de informações adicionais, por favor, entre em contato com a equipe da comunidade.

Equipe de Moderação
Gamer's Board
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...