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[Tutorial] TerrainControl - O basico e sistemas "avançados".


FerreiraCosta

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Boa noite!

 

Ultimamente tenho visto diversas pessoas com dúvidas em relação a TerrainControl. Já que é algo que sou relativamente familiar, decidi ajudar : )

 

Qualquer dúvida que tiverem, não hesitem em comentar ou me chamar no DM.

 

Baixe os arquivos aqui: download em breve.

 

1 - Instalação

 

 

Estaremos usando:

  • Spigot 1.8.8
  • TerrainControl 1.8
  • Multiverse Core

1 - É necessário que tenha um servidor local ou público. É um servidor como todos os outros. 

 

d1e6bfe047.png

 

Repare que há nada diferente.

 

Prestemos atenção agora ao arquivo "bukkit.yml". Esse arquivo é importante pois lá colocaremos uma configuração que fará com que o mapa que estaremos fazendo automaticamente selecionará o TerrainControl como gerador default.

 

2 - Abra o arquivo.

 

7d2c843a00.png

 

A parte destacada é onde iremos mexer. Simplesmente faremos o mesmo que está na imagem: faremos uma seção "worlds > mundo > generator: TerrainControl".

 

Obviamente, o nome do mundo pode variar. É de sua escolha.

 

É possível também acrescentar mais mundos, se assim necessário.

 

 

3 - Instalando os plugins.

 

 

30dc83da61.png

 

 

Simplesmente coloque esses plugins dentro da pasta plugins. Lembrando que você pode baixar os arquivos no link do começo do post.

 

Como já dito antes, estaremos usando o Multiverse Core para gerarmos o mundo, mas outro plugin com a mesma função pode ser usado.

 

 
1.1 - Arquivos e suas funções

1 - TerrainControl
 
  6cfe9dc3ff.png
 
A pasta "GlobalBiomes", como o nome sugere, é responsável por também manter a configuração dos mundos (veremos isso mais à frente), mas não a usaremos muito e ela não é tão relevante.
 
A pasta "GlobalObjects" é responsável por manter os arquivos das estruturas customizadas, como aquelas belas árvores e estruturas. Veremos mais à frente, mas é aí onde os arquivos de estruturas também ficam.
 
A pasta "worlds" contém as configurações de todos os mundos que criamos. Teremos uma seção somente para ela (a próxima).
 
E o arquivo "TerrainControl" contém configurações que não têm tanta utilidade assim, mas quem tiver interesse e necessidade, aprofunde-se.
 
 
2 - Pasta worlds do TerrainControl
 
a0a0146c2c.png
 
Temos os mundos que já foram criados, e criá-los é simples e vocês verão como, nas seções futuras. 
aa0e1a7c9f.png
 
Na pasta do mundo "test", temos as mesmas da primeira pasta do plugin, mas nessas, temos alguns arquivos muito importantes.
 
Começando pela primeira pasta, "WorldBiomes", temos as configurações dos biomas!
 
49f772d408.png
 
Existem 61 biomas disponíveis.
 
Vamos pegar um dos meus biomas favoritos, swampland, como exemplo:
 
 66b9e28d45.png
 
Existem diversas configurações que veremos mais à frente, mas as principais configurações são a frequência com que o mundo gerará o bioma e a composição de blocos. (BiomeSize, BiomeRarity).
 
 9100edca77.png
 
Veremos tudo um pouco mais à frente, mas precisamos ter um insight profundo.
 
Já a pasta "WorldObjects", pularemos por enquanto.
 
O arquivo "WorldConfig" contém configurações super importantes, também:
 
 b3a700c51c.png
 
Uma das principais configurações desse arquivo é o grupo de biomas, isto é, os biomas que serão gerados pelo plugin.
 
Como podemos ver no exemplo, temos somente Swampland (pântano), mas poderíamos ter Forest, Jungle, etc. E também mundos customizados, que veremos mais à frente.
 

 

2 - Gerando os mundos e gerenciando-os.

 

 

1 - Criando mundos.

 

Antes de tudo, devemos ir ao arquivo "WorldConfig" em plugins/TerrainControl/worlds/test/ e procuraremos pela configuração "LandRarity" e a setaremos para 100.

 

2cfd38dd5b.png

 

Isso fará com que não teremos oceanos pelos mapas.

 

Entre no servidor e digite:

   

/mv create <mundo> NORMAL -g TerrainControl

Isso deve aparecer:

 

eec9997889.png

 

Agora digitaremos:

/mv tp test

Já que estamos usando o mundo "test", a configuração que já vimos antes está funcionando:

 

 fd8db9b759.png

 

Temos, portanto, o mundo de bioma pântano. Não é interessante, entretanto, ter um pântano inundado.

 

Então, iremos ao arquivo Swampland.bc no caminho plugins/TerrainControl/worlds/test/WorldBiomes/Swampland.bc e vamos tirar essas águas.

 

Antes, vamos fechar o servidor.

 

No arquivo do bioma, procuraremos a configuração "BiomeHeight" (altura do bioma).

 

021c24c624.png

 

O valor está negativo, e é de se esperar que água apareça.

 

Aumentaremos e vamos colocar para 0.7

 

e4c809c5ca.png

 

 

Também percebemos que faltam alguns cogumelos nesse bioma e, já que estamos aqui, vamos acrescentar mais cogumelos ao bioma:

 

Um pouco mais para o final do arquivo, temos as configurações de minérios, plantas e outros:

 

 6c558b07c5.png

 

 

Vamos aumentar:

Plant(RedMushroom,16,24.0,0,158,GRASS,DIRT)
Plant(BrownMushroom,16,50.0,0,158,GRASS,DIRT)

Cada vírgula e seu texto após dela significa algo, mas cabe a você tentar decorar ou não.

 

Agora podemos salvar, deletar o arquivo do mundo (a pasta "test") e abrir o servidor novamente.

 

Como podemos ver, toda a água sumiu e temos mais cogumelos!

 

dS4X8Z16Tweb6x5cdyawxA.png

 

Portanto, todas as configurações que você alterar, mudarão algo no bioma

 

 

1.1 - Minérios

 

  

Suponhamos que você queira aumentar ou diminuir a frequência com que os diamantes são spawnados no mundo. Isso é possível!

 

Iremos ao arquivo de configuração, na seção de minérios e blocos e simplesmente aumentaremos a frequência com que o minério é gerado:

 

Antes:

Ore(DIAMOND_ORE,8,1,100.0,0,16,STONE)

Depois:

  

Ore(DIAMOND_ORE,16,35,200.0,0,26,STONE)

É visível que temos mais diamantes, agora; muito mais.

 

 xamSgpO-SL_nYkcaVJQPsg.png

 

O mesmo pode ser feito para qualquer outro minério, seguindo a mesma lógica.

 

 

1.2 - Blocos customizados

 

 

Queremos por vidros no chão, por exemplo. E podemos!

 

Na configuração do bioma, vamos copiar um desses minérios já feitos:

Ore(STONE:1,33,10,100.0,0,80,STONE)

Podemos colar na próxima linha, mas editar.

 

Quero um vidro verde, então farei assim:

Ore(95:5,33,10,100.0,0,80,GRASS)
    |___|                 |____|
	 ID                   Bloco que
	                      spawnara em cima 

Pode parecer estranho usarmos "Ore" com vidro, mas é assim que funciona : )

 

O resultado é esse:

  

 njtkoukDQm_aRpPF8fvLsg.png

 

Isso pode ser feito com qualquer outro bloco, seguindo a mesma lógica.

 

 

1.3 - Árvores.

 

As árvores podem ser usadas através de BO2 ou BO3, ou basicamente das defaults do jogo.

Estaremos substituindo as árvores do pântano por árvores da Savanna.

 

Trocaremos

 

Tree(2,Swampland,100)

Por

 

Tree(2,Acacia,100)

O resultado é esse:

 

 htGpupJDQAGt8X6roZUHvg.png

 

Ficou estranho, mas não tem problema : )

 

 

3 - Estruturas customizadas

 

 

1 - Essa parte é a mais legal, em minha opinião.

 

As estruturas podem ter dois formatos: BO2 e BO3. BO2 são mais antigos e possuem poucas configurações comparadas ao BO3. O BO3 é mais novo e é o contrário do BO2. O BO2 é usualmente criado usando o software BetterBOB. Já o BO3, é usado usando o plugin BO3Tools.

 

Vamos usar como exemplo um bioma que criei há alguns meses:

 

 UUn9WfJISp2B1FbXV6EQcg.png

 

TJZa2xAAQ22t56MQwAwTyA.png

 

Usei dois tipos de árvores: a rosa e branca.

 

A instalação delas é simples

Tree(4,we-cherry_l,10)
Tree(4,we-cherry_l_sapiens,10)

"we-cherry_l" é o nome do arquivo da estrutura na pasta do mundo.

 

Já a configuração pode ser quão complicado você desejar.

 

9VbmiAOERe_ucO1PjZFFFA.png

 

 

vVjq8gruQyKnlpxjxvkgTQ.png

 

 

Algumas configurações não precisam ser mudadas, mas algumas, com certeza, precisam ser.

 

Não se espante caso suas árvores ou estruturas estejam uma acima da outra ou fazendo pilhas. Por isso, aconselho que use essa configuração:

# The height limits for the BO3.
MinHeight: 10

MaxHeight: 80

# Objects can have other objects attacthed to it: branches. Branches can also
# have branches attached to it, which can also have branches, etc. This is the
# maximum branch depth for this objects.
MaxBranchDepth: 10

# When spawned with the UseWorld keyword, this BO3 should NOT spawn in the following biomes.
# If you writer.write the BO3 name directly in the BiomeConfigs, this will be ignored.
ExcludedBiomes: All


#######################################################################
# +-----------------------------------------------------------------+ #
# |                      Source block settings                      | #
# +-----------------------------------------------------------------+ #
#######################################################################

# The block(s) the BO3 should spawn in.
SourceBlocks: GRASS_BLOCK

# The maximum percentage of the BO3 that can be outside the SourceBlock.
# The BO3 won't be placed on a location with more blocks outside the SourceBlock than this percentage.
MaxPercentageOutsideSourceBlock: 100

# What to do when a block is about to be placed outside the SourceBlock? (dontPlace, placeAnyway)
OutsideSourceBlock: placeAnyway

 

 

4 - Comandos

 

 

Exibe a lista de comandos auxilares.

/tc help 

Reseta a configuração do mundo desejado.

/tc reload [world_name]

Spawna uma estrutura (BO2, BO3) no local desejado, no mundo desejado.

/tc spawn <nome> <mundo>

Exibe o bioma que você está no momento.

/tc biome

Cria configurações para um mundo desejado.

/tc check <mundo>

Exibe a lista de estruturas (BO2, BO3) para um mundo.

/tc list <mundo> <pagina>

 

5 - Estruturas aleatorias

 

 Em algumas horas

 

6 - Recursos a mais

 

 

 Em algumas horas

 

Editado por lucasmooon
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Em 16/09/2019 em 09:27, lucasmooon disse:

Se precisar, posso continuar.

Eu tinha feito uma árvore lá com o BO3Tools, ai eu coloquei la no TerrainControl e árvore ficava dois blocos acima da terra (ou seja, mais que acima do bloco, então no ar). Isso é algo da configuração ou é normal e eu devo consertar? Exemplo:

[árvore]

[ar]

[bloco de terra]

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Em 08/10/2019 em 16:40, 62a disse:

Eu tinha feito uma árvore lá com o BO3Tools, ai eu coloquei la no TerrainControl e árvore ficava dois blocos acima da terra (ou seja, mais que acima do bloco, então no ar). Isso é algo da configuração ou é normal e eu devo consertar? Exemplo:

[árvore]

[ar]

[bloco de terra]

Bom dia. Salve Maria!

Possibilidade  1: Voce especificou no arquivo do bo3 que quer que o objeto spawne no bloco de grama? Exemplo abaixo.

image.png.0fd914445116dc18079eee55f99b9a11.png

Possibilidade 2: Voce selecionou corretamente a regiao com o WorldEdit? Nao faltaram blocos na selecao?

 

Desculpe pela demora na resposta. Nao tenho frequentado o forum ultimamente.

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Em 13/10/2019 em 11:11, lucasmooon disse:

Bom dia. Salve Maria!

Possibilidade  1: Voce especificou no arquivo do bo3 que quer que o objeto spawne no bloco de grama? Exemplo abaixo.

image.png.0fd914445116dc18079eee55f99b9a11.png

Possibilidade 2: Voce selecionou corretamente a regiao com o WorldEdit? Nao faltaram blocos na selecao?

 

Desculpe pela demora na resposta. Nao tenho frequentado o forum ultimamente.

Você poderia corrigir e melhorar o tópico? tem umas partes faltando, preciso muito pf

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Em 13/10/2019 em 11:11, lucasmooon disse:

Bom dia. Salve Maria!

Possibilidade  1: Voce especificou no arquivo do bo3 que quer que o objeto spawne no bloco de grama? Exemplo abaixo.

image.png.0fd914445116dc18079eee55f99b9a11.png

Possibilidade 2: Voce selecionou corretamente a regiao com o WorldEdit? Nao faltaram blocos na selecao?

 

Desculpe pela demora na resposta. Nao tenho frequentado o forum ultimamente.

Selecionei e coloquei o Sourceblock, nem mexo mais com o Terraincontrol e formatei o pc, entao nao tenho mais o bo3

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Em 15/10/2019 em 19:05, iDimaBR disse:

Você poderia corrigir e melhorar o tópico? tem umas partes faltando, preciso muito pf

Eu já não uso mais TerrainControl, e há alguns recursos dos quais eu não me lembro que deveriam estar no tópico. Se precisa de ajuda, posso te responder DMs ou aqui mesmo no tópico.

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